Notícias

Audiência Pública discute LDO 2019 em Olinda

Reunião foi realizada nesta segunda-feira (30), no Auditório do Palácio Sede da Prefeitura

Publicado por: Redação da Secom, em: 30/07/18 às 20:09

A Prefeitura de Olinda realizou nesta segunda-feira (30) a audiência pública da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) referente ao ano de 2019. A LDO define as diretrizes para elaboração, execução do orçamento anual e apresenta as metas para cada ano. O evento foi promovido pela Secretaria da Fazenda e da Administração (Sefad) e Secretaria Executiva de Planejamento e Gestão Estratégica (Seplag), e contou com participação de integrantes de todas as pastas da Prefeitura de Olinda, além do prefeito Professor Lupércio.

Fotos: Sandro Barros/ Prefeitura de Olinda

A LDO compreende as metas, projeções e prioridades da administração pública, incluindo as despesas e receitas em curto prazo, equivalente ao exercício de um ano. A LDO também orienta a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA).

“A lei é fundamental para vocês, gestores. Na hora da elaboração do orçamento, se não estiver bem planejado, problemas ocorrerão. A LDO é importante para não gastar com despesas desnecessárias”, destacou o contador Vilmar Pires, um dos palestrantes do evento, ao lado de Fabiano Melo, representante da Secretaria da Fazenda e da Administração.

Além da Lei das Diretrizes Orçamentárias, outros instrumentos de planejamento orçamentário são fundamentais para o sucesso das finanças municipais: Plano Plurianual (PPA, elenca os programas e ações que serão executados no período, estabelecendo as metas e indicadores de resultados qualificados) e Lei Orçamentária Anual (LOA, que aloca os recursos financeiros para a sua execução).

Este slideshow necessita de JavaScript.

%d blogueiros gostam disto: