Notícias

Bairro de Salgadinho recebe mutirão preventivo de combate à dengue

A ação contou com cerca de 50 Agentes de Endemias e uma equipe da Secretaria de Serviços Públicos. Houve distribuição de panfletos informativos, visita às casas e limpeza nas ruas do bairro

Publicado por: Secom, em: 15/03/12 às 14:42
Moradores de Salgadinho receberam mutirão de combate à dengue - Foto: Secretaria de Saúde de Olinda

Moradores de Salgadinho receberam mutirão de combate à dengue - Foto: Secretaria de Saúde de Olinda

A dengue é hoje, uma das doenças mais frequentes em todo Brasil, portanto, os cuidados para o seu combate precisam ser constantes. Mesmo fora do grupo de municípios identificados como preocupantes, o Comitê de Combate à Dengue da Secretaria de Saúde de Olinda preparou um mutirão no bairro de Salgadinho nesta quinta-feira (15), das 8h às 13h. O objetivo da ação foi fortalecer e conscientizar a população dos cuidados que se deve ter para evitar a proliferação do mosquito causador da doença.

A concentração aconteceu na Unidade Saúde da Família de Salgadinho, rua Isabel Burgo V. Ferreira, 147, em frente ao terminal de ônibus. Na ocasião, 50 Agentes de Endemias distribuíram panfletos informativos e fizeram visita às casas do bairro a procura de possíveis focos do mosquito. Já nas ruas, foi feita uma limpeza por uma equipe da Secretaria de Serviços Públicos.

Vale lembrar que existem quatro tipos de dengue (D1, D2, D3 e a D4). As pessoas podem adquirir a doença no máximo quatro vezes, uma de cada tipo. “Os ovos do mosquito da dengue resistem à ambiente seco por até 450 dias e são embrionados em locais úmidos em contato com a água. Isso faz com que o seu controle seja bastante difícil” disse a coordenadora do Programa de Controle a Dengue, Geane Oliveira, destacando ainda que 90% dos criadouros estão dentro das casas.

A ação é uma parceria com a Secretaria de Serviços Públicos, do Centro de Vigilância Ambiental (CEVAO), e do Distrito Sanitário I.

%d blogueiros gostam disto: