Notícias

Banda de Música da PMPE fará seus ensaios no Clube Atlântico, em Olinda

Encontro entre prefeito e policiais ocorreu na semana de comemoração de 146 anos do grupo

Publicado por: Redação da Secom, em: 07/11/19 às 17:12

Mais uma atividade para movimentar o Clube Atlântico. A Banda de Música da Polícia Militar de Pernambuco, que comemorou 146 anos de existência no último domingo (3), fechou parceria com a Prefeitura de Olinda para realizar seus ensaios no espaço de lazer, localizado no Carmo.

Uma reunião entre o prefeito Professor Lupércio, secretário de Segurança Urbana de Olinda Cel Pereira Neto, os executivos Guilherme Cabral e Ricardo Meireles com os responsáveis pela banda – tenentes Mozaniel e Adelmo – selou o acordo.

História

A Banda de Música da PMPE foi instituída oficialmente a partir do Decreto da Província de Pernambuco datado de 05 de novembro de 1873, inicialmente com o fim de atender as solenidades da Corporação. Entretanto, é possível assinalar alguns indícios da sua existência em anos remotos da sua fundação a exemplo do Regulamento de 02 de dezembro de 1853 onde se “mandava marcar uma Banda de Música para o Corpo de Polícia, pois o que existia regularmente organizado era sustentado pela oficialidade que abonava parte de seus vencimentos”.

Recentemente, a Banda de Música foi alçada à condição de Companhia Independente de Música da Polícia Militar (CIMPM), através da Lei Estadual nº 16.014, de 16 de maio deste ano. Subordinada à Diretoria de Articulação Social e Direitos Humanos (DASDH), é composta por 104 componentes, distribuídos nas frações de Recife e Caruaru, tendo o Subtenente José Gleidson de Souza como o integrante mais antigo, formando nas fileiras do Corpo Musical desde 1991. Com a nova reorganização dada pela lei, está em curso a criação de uma nova fração na cidade de Petrolina, sertão do Estado.

%d blogueiros gostam disto: