Biblioteca de Olinda recebe exposição em homenagem ao pintor Manoel Bandeira

Os quadros ficarão à mostra até o dia 16 de novembro

Publicado por: Secom, em: 04/11/19 às 18:09

O pintor Fernando Florêncio decidiu doar suas obras para a Biblioteca Pública de Olinda. Nelas, o caruaruense homenageia outro pernambucano, o histórico Manoel Bandeira. São 28 ilustrações em óleo, reproduzindo obras consagradas de Bandeira, que ficarão expostas até o dia 16 de novembro, na entrada da biblioteca, denominada Hall Pintor Manoel Bandeira. O início da mostra ocorreu nesta segunda-feira (4), com a presença do próprio Fernando e familiares.

As ilustrações são uma ampliação dos desenhos da obra “Olinda”, de Gilberto Freyre. Florêncio expandiu e deu cor, com pinturas a óleo, respeitando o desenho original de Bandeira. Ele conta que demorou aproximadamente 10 anos para concluir o trabalho.

“Infelizmente não conheci Bandeira pessoalmente, mas sempre fui admirador. Sinto-me honrado de ter meus quadros na biblioteca, mas a homenagem é ao Bandeira, não sou eu que estou em jogo. Tive o prazer de reproduzir, ampliar. A ideia de doar surgiu há pouco tempo, fico feliz com essa exposição”, comentou Florêncio.

“As obras farão parte do acervo e ficarão expostas ao público, permanentemente, nas paredes de nosso espaço, recepcionando nossas próximas exposições, lançamentos, saraus e eventos que contribuem significativamente para a cultura do nosso povo. É um momento ímpar na nossa Biblioteca”, explicou a gestora do espaço, Lívia Álvaro.

Fernando Florêncio

Nascido em Caruaru, no dia 12 de julho de 1931, Fernando Florêncio é formado em Jornalismo, foi bancário e atuou como secretário de Finanças da primeira administração do prefeito João Lyra Filho. Em 2012, publicou o livro “Figuras e Cores do meu tempo”. Aposentado, mora em Olinda há 56 anos.

Manoel Bandeira

Nascido em Escada, em 2 de maio de 1900, Manoel Bandeira começou a pintar com 12 anos de idade. Ele desenhou uma série de personalidades, como Joaquim Nabuco, Maurício de Nassau, Dom Pedro I, Dom Pedro II, entre outros.