Biblioteca de Olinda retoma programação de saraus

Após a edição 2011, programação de saraus fez uma pausa para o carnaval e aniversário da cidade. Agora, voltam para enriquecer a cena cultural de Olinda

Publicado por: adminolinda, em: 29/03/12 às 15:56
Biblioteca Pública de Olinda

Biblioteca é palco de concorridos saraus que acontecem sempre na última sexta-feira de cada mês. - Foto:Passarinho/Pref.Olinda

A Biblioteca Pública de Olinda retoma, nesta sexta-feira (30), sua programação de saraus com a apresentação do poeta, escritor e carnavalesco, José Ataíde de Melo. O evento tem início às 19h30, no salão Dom Helder Câmara, e contará ainda com a participação de músicos, atores e a interação do público.

“Iniciamos este projeto em julho de 2009 com o objetivo de que escritores e poetas de Olinda tivessem um espaço para mostrar seus trabalhos. Desde então, esta atividade tem dado muito certo e cada sarau artístico literário como este reúne entre 80 e 100 pessoas”, comenta o coordenador da Biblioteca, Raimundo Viana.

Os saraus acontecem na última sexta-feira de cada mês e trazem sempre um artista diferente. Ao final de cada apresentação, o microfone fica aberto para que músicos, atores e até mesmo o público possa mostrar o seu talento.

“Os saraus, desde sua origem, têm esta característica de unir num único espaço dança, poesia, leitura de livros, música acústica e também outras formas de arte como pintura e teatro”, diz a coordenadora do Sarau Artístico Literário, Silvana Delácio.

Um conhecedor de Olinda – José Ataíde é uma figura múltipla. É carnavalesco, jornalista, músico, compositor e poeta. Dedica-se a estudar a cultura popular de Pernambuco. Em especial, o carnaval de Olinda que, inclusive, já o homenageou no ano de 1994.

Entre os livros escritos por José Ataíde destacam-se “Olinda Carnaval e Povo”, referência sobre a Folia de Momo, na Cidade Patrimônio, e “O Menino e Boi”. Os dois livros foram editados com apoio da Prefeitura de Olinda. Além de escrever, Ataíde também realiza palestras dentro e fora do Brasil sobre cultura popular.

Durante um longo tempo, José Ataíde manteve uma coluna no site da Prefeitura de Olinda onde publicou crônicas relativas à cena cultural da cidade. Atualmente, ele alimenta o blog O Carnaval de Ataíde (www.ocarnavaldeataide.blogspot.com.br) onde continua a escrever crônicas e curiosidades sobre festas e figuras populares.

Serviço:

Sarau Artístico Literário com José Ataíde de Melo