Biblioteca Municipal de Olinda comemora 180 anos

A festividade, que acontece nesta sexta-feira (10), será marcada por um coquetel, apresentações sobre a história do local e uma apresentação de chorinho da orquestra Henrique Dias

Publicado por: Secom, em: 09/12/10 às 15:42
Biblioteca Pública de Olinda. Foto: Passarinho/Pref.Olinda

Foto: Passarinho/Pref.Olinda

Noite de festa e comemoração em Olinda! A Biblioteca Pública Municipal festeja, nesta sexta-feira (10), exatos 180 anos de história e tradição. A ocasião será marcada por um coquetel no local, a partir das 17h.

A festividade, que contará com a presença do prefeito de Olinda, Renildo Calheiros e da secretaria de Patrimônio e Cultura, Márcia Souto, será iniciada com a demonstração oficial do serviço de informatização do acervo local. “É uma forma de permitir ao usuário o acesso aos  nossos títulos através de tecnologia de ponta”, explica Raimundo Viana, coordenador da biblioteca.

Os presentes poderão também assistir a uma apresentação de slides mostrando a evolução na história das bibliotecas do Brasil. A animação musical ficará por conta dos chorinhos clássicos entoados pela orquestra Henrique Dias.

HISTÓRICO – Foi no dia 07 de dezembro de 1830, época em que Olinda era a capital da província de Pernambuco, que foi criada, através de Decreto Imperial, a primeira Biblioteca do Estado, localizada no Convento dos Franciscanos. Depois de sucessivas mudanças de sede, a Biblioteca Municipal de Olinda foi instalada na casa de número 100 da Praça do Carmo, uma das mais antigas construções da cidade.