Notícias

Biblioteca Pública de Olinda comemora 179 anos

O espaço festeja 179 anos, criada em 1830 pelo então imperador Dom Pedro I

Publicado por: Secom, em: 07/12/09 às 11:03
Biblioteca Pública de Olinda

Biblioteca Pública de Olinda - Foto: Passarinho/Pref.Olinda

A Biblioteca Pública de Olinda, localizada na casa de número 100 da Avenida da Liberdade, no bairro do Carmo, comemora nesta segunda-feira (07) exatos 179 anos.  A data será festejada no local, a partir das 17h. Na ocasião, o público presente assistirá a um vídeo que abordará a trajetória histórica e arquitetônica do monumento.

Foi em 1830 que o então imperador Dom Pedro I publicou o decreto que estabelece uma biblioteca pública na cidade.  Foi a primeira biblioteca do Estado e a quinta a ser estabelecida no Brasil. Com um acervo de mais de 20 mil livros que incluem títulos da literatura brasileira, inglesa, francesa e portuguesa, o local oferece à população serviços como atendimento ao público infanto-juvenil, assistência ao usuário nas suas pesquisas, empréstimo domiciliar mediante cadastro prévio e disponibilização do espaço para realização de atividades comunitárias.

Recentemente foi inaugurado o salão nobre, localizado no piso superior do imóvel, destinado a abrigar importantes exposições e mostras fotográficas. Outra novidade foi o lançamento do programa de saraus literários que promoverá no local o lançamento de títulos e declamações poéticas. As atividades acontecerão na última sexta-feira de cada mês, sempre a partir das 19h30.

%d blogueiros gostam disto: