Notícias

Bloco carnavalesco homenageia Edinho de Carvalho

Boneco gigante acessível com duas rodas é usado pela primeira vez em desfile carnavalesco

Publicado por: Secom, em: 19/02/10 às 12:08

Boneco gigante homenagea Edinho de Carvalho. Foto: Divulgação/Pref.Olinda

O bloco carnavalesco “Tô chegando pra ficar!” inovou no carnaval 2010, ao desfilar no sábado de Zé Pereira (13/02) com o 1º boneco gigante acessível com duas rodas, podendo ser conduzido por qualquer pessoa, com ou sem deficiência. Participaram do desfile deficientes visuais, físicos, auditivos, intelectuais, com deficiências múltiplas e não deficientes.

Uma homenagem a Edinho de Carvalho, pioneiro em Olinda na luta pelos Direitos da Pessoa com Deficiência, o boneco gigante teve seu desfile inaugural conduzido por Roberto Cabral, membro do Ministério Público Estadual, integrante do bloco e cego. A idéia da confecção de um boneco gigante com duas rodas foi do coordenador de Inclusão da Pessoa com Deficiência de Olinda (CIPDO), Sérgio Brandão. Segundo ele, o homenageado do bloco foi fator importante na luta de organizar um movimento que ajudasse as pessoas com deficiência a terem seus direitos garantidos.

Organizado por entidades de pessoas com deficiência de Olinda, o bloco foi animado por uma orquestra de frevo olindense, que arrastou os foliões do Mercado Eufrásio Barbosa até a Casa da Cidadania, no Carmo. Foram disponibilizadas duas linhas de transportes acessíveis exclusivas para pessoas com deficiência com destino à saída do bloco, uma partindo do Quartel do Derby e a outra do Centro de Educação Musical de Olinda (CEMO).

%d blogueiros gostam disto: