Notícias

Bolsistas do curso de Redução de Danos de Olinda recebem certificados

Nove alunos bolsistas iniciam ainda esse ano, uma nova turma da escola de formação

Publicado por: Secom, em: 18/04/13 às 17:16
Cerimônia de entrega de certificados aos redutores de danos de Olinda. Foto: Secretaria de Saúde de Olinda

Cerimônia de entrega de certificados aos redutores de danos de Olinda. Foto: Secretaria de Saúde de Olinda

Oito alunos do Curso de Formação de Agentes da Escola de Redução de Danos de Olinda participaram na manhã desta quinta-feira (18), da cerimônia de entrega de certificados. O evento ocorreu no auditório da Policlínica João Barros Barreto, Carmo, e contou com as presenças da secretária-executiva de Saúde do município, Cristina Meneses e da diretora de gestão do trabalho da cidade, Jeane Coelho.

Os alunos bolsistas, resultado de uma seleção simplificada que foi feita no ano passado, durante o período de seis meses (7 de julho a 21 de dezembro), participaram de sete módulos com carga horária de 514 horas/aulas, com temáticas voltadas para a redução de danos no município, principalmente pertinentes ao consumo de drogas.

O curso é supervisionado pela Diretoria de Gestão do Trabalho da Secretaria de Saúde de Olinda, e ainda conta com o apoio da coordenação do Consultório na Rua e Saúde Mental do município.

O evento contou com a fala da secretária-executiva de Saúde, alunos, além da entrega de certificados e uma apresentação cultural interpretada pela poetisa Ceci Alencar. No final também houve apresentação de novos alunos que iniciarão o curso ainda esse ano.

Redutores de danos – Constitui num conjunto de políticas públicas voltadas para atenção ao usuário de álcool e outras drogas, utilizando estratégias de proteção e autocuidado. O princípio maior é o respeito às escolhas individuais, contribuindo para a promoção da saúde levando informações sobre danos e riscos diante do uso, evidenciando informações sobre práticas seguras de saúde, cidadania e direitos dos usuários.

O redutor de danos é aquela pessoa que utiliza em sua prática profissional, as contribuições oferecidas através da política pública.

%d blogueiros gostam disto: