Notícias

Caminhada da Superação reúne idosos neste sábado (01)

Objetivo do evento é alertar para a importância de atividade física na terceira idade

Publicado por: adminolinda, em: 29/09/11 às 17:58
Comemoração do Dia Nacional do Idoso em 2009. Foto: Passarinho/Pref.Olinda

Comemoração do Dia Nacional do Idoso em 2009. Foto: Passarinho/Pref.Olinda

Uma oportunidade para incentivar a prática de exercícios entre os idosos. Essa é a expectativa da Caminhada da Superação, ação que espera reunir mais de 200 idosos neste final de semana. A largada da caminhada está marcada para as 6h, em frente aos Correios da Praça do Carmo, e o percurso segue até a Praça Duque de Caxias (em frente ao antigo Quartel da Pe), no Bairro Novo.

Segundo a organizadora do evento, a professora de educação física Otávia Rodrigues, essa é a primeira edição da maratona, que usa a superação como forma de atrair a chamada “boa idade”.

“Queremos que o idoso tenha mais atenção com o corpo e que melhore, consequentemente, sua saúde. A caminhada deve ter, aproximadamente, uma hora e meia de duração, por isso antes teremos um café da manhã e um breve alongamento”, detalha Otávia.

Durante todo o percurso, fiscais irão auxiliar os participantes. O Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) e enfermeiras da Secretaria de Saúde também irão dar apoio ao evento.

“Essa atividade pretende incentivar a integração e também a interação desse grupo. Além disso, é uma ação de lazer não competitiva, que carrega uma função social”, declara o secretário de Esportes, Lazer e Juventude, Fernando Ramos. No encontro, haverá sorteio de brindes e todos os participantes serão premiados com medalhas.

Mais do que reunir os idosos para uma caminhada, a ação pretende chamar a atenção da sociedade para esse grupo social. Segundo Fernando Ramos, esse segmento vem crescendo a cada dia e está triplicando no Brasil.

“Esse movimento não acontece de forma diferente em Olinda. Aqui também verificamos esse crescimento. Por isso, sempre incentivamos trabalhos desse tipo, que convidem à população para apoiar e, acima de tudo, respeitar os idosos”, afirma.

Ao final da caminhada, os participantes vão poder conferir aulas de danças, como coco de roda e ciranda.

A Caminhada da Superação conta com o apoio da Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude, da Secretaria de Saúde e da Secretaria de Transportes, Controle Urbano e Ambiental.

%d blogueiros gostam disto: