Notícias

Campanha Nacional de Imunização Contra a Gripe chega a Olinda

A vacina estará disponível das 8h às 17h em todos os postos de saúde e policlínicas da rede municipal de saúde, além de postos extras espalhados pelo município

Publicado por: adminolinda, em: 25/04/14 às 17:51

estudo-2-mural---campanha-contra-a-gripe---12-05-2014-(PORTAL)

ATUALIZAÇÃO – Foi prorrogado para a próxima sexta-feira (16) o fim da campanha de vacinação contra a gripe em Olinda.

A coordenação do Programa Nacional de Imunização de Olinda, recebeu um pouco mais de 85 mil doses de vacina para a campanha nacional contra gripe. Neste sábado (26), Dia “D” da imunização, a vacina estará disponível das 8h às 17h em todos os postos de saúde e policlínicas da rede municipal. A população também poderá encontrar postos extras de vacinação nos supermercados Hiper Bompreço de Bairro Novo, no Maxx  de Casa Caiada, no Atacadão da Pan-Nordestina, no Santiago da Cidade Tabajara e na Farmácia Roval de Casa Caiada, além dos terminais integrados da PE-15 e Xambá.

A vacina está sendo disponibilizada para crianças de seis meses a cinco anos incompletos (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após do parto), trabalhadores da área de saúde, pacientes portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, assim como indivíduos com 60 anos de idade, ou mais.

O Ministério da Saúde, por meio da Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações, do Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis e da Secretaria de Vigilância em Saúde, propõe que a 16ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, seja no período de 22 de abril a 09 de maio, sendo amanhã (25) o Dia de Mobilização Nacional.

Doença

A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, e é um problema de saúde pública no Brasil. Esta patologia pode levar a complicações graves e ao óbito, especialmente nos grupos de alto risco para as complicações da infecção viral, como crianças menores de 5 anos de idade, gestantes, adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. A cada ano esta gripe pode se apresentar de forma diferente, assim como a infecção pode afetar diferentemente as pessoas.

A principal intervenção preventiva para este agravo é a vacinação. A campanha anual, realizada desde 1999, entre os meses de abril e maio, vem contribuindo ao longo dos anos para a prevenção da gripe nos grupos vacinados, além de apresentar impacto na redução das internações hospitalares, gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundárias e mortes evitáveis.

%d blogueiros gostam disto: