Notícias

Capacitação proporciona novo serviço para a Rede de Reabilitação de Olinda

Profissionais passarão a atender pacientes com linfedema

Publicado por: Secom, em: 29/07/20 às 11:49

Foto: PMO.

A população de Olinda vai ganhar um novo serviço especializado com a capacitação dos fisioterapeutas da Rede de Reabilitação em Fisioterapia Vascular no Linfedema. Um treinamento será ministrado nesta sexta-feira (31.07), de forma remota, pelo mestre em Fisioterapia Filipe Pinheiro, também profissional da Rede de Olinda.

O linfedema é o acúmulo de líquido linfático no tecido adiposo. Isso causa inchaço (edema) e aparece com mais frequência nos braços e pernas. Trata-se de uma doença crônica. “Os profissionais capacitados na área de fisioterapia cardiovascular terão a possibilidade de oferecer à população de Olinda um serviço especializado”, disse Filipe.

O tratamento é uma combinação de terapias: drenagem linfática manual, exercícios aeróbicos, exercícios de fortalecimento, enfaixamento ou uso de meia compressiva, posicionamento de incentivo vascular e pressoterapia. “Serão abordadas diferentes técnicas para diminuir os principais sinais e sintomas do linfedema”, explica.

Os fisioterapeutas capacitados pertencem ao Centro de Reabilitação de Olinda (CRO), e aos Núcleos de Fisioterapia de Águas Compridas (NFAC) e de Ouro Preto (NFOP).

Pular para o conteúdo