Casa de Passagem de Olinda é destaque em seminário no Rio de Janeiro

O serviço foi destacado em livro e vídeo no seminário “A família no Brasil hoje, novas ideias, novas práticas”

Publicado por: adminolinda, em: 25/11/11 às 20:51
A Casa de Passagem promove acolhimento e avaliação em tempo recorde. Na foto, crianças atendidas por programas assistenciais da prefeitura que participam do Coral Infanto-Juvenil Encanto de Olinda - Foto: Ádria de Souza/Pref.Olinda

A exitosa experiência da Casa de Passagem Diagnóstica de Olinda foi apresentada durante o seminário nacional A família no Brasil hoje, novas ideias, novas práticas, no Rio de Janeiro. A coordenadora do serviço, Isis Araújo, participou da mesa redonda “O acolhimento institucional hoje” e mostrou como a Cidade Patrimônio tem alcançado resultados positivos no enfrentamento à violência doméstica infantil.

Durante o seminário, houve ainda o lançamento do livro e do vídeo “Cultivando Sementes”, uma produção da Associação Brasileira Terra dos Homens, com apoio do UNICEF. Nestes trabalhos, a Casa de Passagem Olinda é citada como uma das experiências bem sucedidas sobre o Direito à Convivência Familiar e Comunitária.

O modelo da Casa de Passagem Diagnóstica de Olinda deverá contribuir no processo de readequação dos espaços de acolhimento institucional em funcionamento no país. O Ministério do Desenvolvimento Social tem feito visitas técnicas em serviços de atendimento com metodologia diferenciada, visitando abrigos em todo o Brasil para escolher os que servirão de modelo para os demais serviços.

A EXPERIÊNCIA DE OLINDA – o diferencial da Casa de Passagem de Olinda está na forma de atendimento inédita no Brasil. O acolhimento é feito de forma imediato ou breve para crianças e adolescentes em situações emergenciais de violência doméstica, enquanto é realizada uma avaliação mais aprofundada da situação individual e familiar.

A Instituição tem o objetivo de acolher e fazer um diagnóstico da situação de cada criança e adolescente, definindo o retorno breve ao convívio com a família de origem ou a extensão desta. Além dos casos em que há a necessidade de afastamento para o acolhimento institucional de média ou longa permanência (Casa de Acolhimento de Olinda/OG ou ONG’s).

A Casa de Passagem Diagnóstica de Olinda destina-se a grupos de irmãos ou crianças e adolescentes desacompanhados, independentemente da idade ou sexo, com faixa etária entre 0 e 18 anos incompletos, necessitando de acolhimento imediato.

No período de 2005 a 2010, a entidade acolheu 627 crianças e adolescentes que foram encaminhados pelo Conselho Tutelar, Ministério Público e pela Vara da Infância e Juventude da comarca de Olinda. Destes, 451 foram reintegrados ao núcleo familiar, 93 transferidos para acolhimentos institucionais de média e/ou longa permanência, 57 encaminhados para seus municípios de origem e 26 se evadiram.

A Casa de Passagem Diagnóstica está alocada na Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos de Olinda. Outras informações pelo telefone 3429-1720.