Casa de Passagem Diagnóstica é destaque nacional

Ações da Casa de Passagem Diagnóstica recebem reconhecimento de instituições públicas e privadas e integram projeto da UNICEF

Publicado por: Secom, em: 06/12/10 às 13:10
Casa promove acolhimento e avaliação em tempo recorde. Na foto, crianças atendidas por programas assistenciais da prefeitura que participam do Coral Infanto-Juvenil Encanto de Olinda - Foto: Chico Santiago/Pref. Olinda

A Casa de Passagem Diagnóstica finaliza o ano de 2010 com reconhecimento nacional. O Grupo de Trabalho Nacional Pró-Convivência Familiar e Comunitária, que congrega os principais representantes de instituições públicas e privadas no enfrentamento da violência entre crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, elegeu o trabalho da Casa como uma das três melhores do país.

“É um orgulho o reconhecimento de um trabalho pioneiro como o nosso. Prova que conseguimos quebrar o ciclo da violência” comemora a psicóloga Luciana Dantas. A Casa de Passagem Diagnóstica realiza o acolhimento e avaliação em curto tempo, em média 20 dias, de cidadãos de zero a 17 anos. A expectativa, em seguida, é o encaminhamento dos atendidos à reinserção familiar.

A instituição existe desde 2005 e vem apresentando saldo positivo. Até 2009, a Casa acolheu 555 crianças e adolescentes, encaminhados pelo Conselho Tutelar, Ministério Público e Vara da Infância e Juventude da comarca de Olinda. Destes, 406 foram reintegrados ao núcleo familiar. O restante foi transferido para acolhimentos institucionais de média e/ ou longa duração ou então se evadiu.

O reconhecimento da Casa de Passagem Diagnóstica fará parte também de um livro desenvolvimento pela UNICEF, cujos representantes estiveram recentemente na sede da instituição, em Olinda, colhendo depoimentos e imagens para um documentário que será lançado em 2011.

Além disso, entre os dias 6 e 8 de dezembro, o trabalho da Casa de Passagem será destaque no XXI Encontro do GT Nacional Pró-Convivência Familiar e Comunitária, em Brasília. Durante o encontro, a coordenadora da Casa, Isis Araújo, fará um relato das experiências desenvolvidas pela instituição a partir do reconhecimento obtido este ano.

O serviço da Casa de Passagem Diagnóstica está alocado na Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos de Olinda. Outras informações pelo telefone 3429-1720.