Notícias

Célio Turino lança livro durante Olinda Arte em Toda Parte

Livro reúne relatos de experiências vividas pelo autor com o Programa Cultura Viva

Publicado por: Secom, em: 04/12/09 às 16:17
celio-turino

Célio Turino - Foto: André Simas

A literatura também ganha espaço na 9ª edição do Olinda Arte em Toda Parte com o lançamento do livro Ponto de cultura – o Brasil de baixo para cima, do historiador Célio Turino, Secretário de Cidadania Cultural (SCC/MinC). O evento acontecerá no dia 06 de dezembro, no Instituto Histórico de Olinda, às 16h, e contará com a presença do autor.

A obra reúne relatos de experiências vividas pelo autor com o Programa Cultura Viva, que tem ação prioritária nos Pontos de Cultura e é voltado para a democratização da cultura, possibilitando a expressão de suas múltiplas identidades. No livro, o leitor encontra passagens sobre a visita de Turino à tribo Yawalapíti, no Parque Nacional do Xingu. A tribo teve seu território reconhecido como Ponto de Cultura e conseguiu ajuda para ensinar o idioma a seus integrantes, ajudando na preservação de suas características culturais.

O autor aborda ainda a experiência da Casa de Cultura Tainã, em Campinas, no interior de São Paulo. O núcleo cultural nasceu de modo independente após uma série de iniciativas tímidas na cidade, que incluíam desde uma biblioteca a uma orquestra de tambores em metal. Além disso, a obra relata o trabalho de cineastas indígenas que produzem documentários e filmes de ficção, dentro do projeto Vídeo nas Aldeias. Os longas e médias-metragens são falados em Falados em línguas como kaxinawá, kuikuro, huni-kuni e ashaninka e encenados e dirigidos pelos próprios índios.

SERVIÇO:

Lançamento do livro Ponto de Cultura – o Brasil de baixo pra cima, de Célio Turino.
Dia 06 de dezembro, a partir das 16h, no Instituto Histórico de Olinda

%d blogueiros gostam disto: