Notícias

CEMO recebe Projeto Intercâmbio Cultural – Aliança Brasil e Bélgica

Músicos belgas ministraram aula para jovens nesta quinta-feira (27)

Publicado por: Redação da Secom, em: 27/09/18 às 17:09

Foto: Bruna Costa/ Prefeitura de Olinda

O Centro de Educação Musical de Olinda (CEMO) contou com atração internacional nesta quinta-feira (27.09). Os músicos belgas Katrien Van Remortel e Wouter Vandenabeele ensinaram cerca de 20 alunos algumas técnicas para tocar violino, através de um pocket show gratuito denominado Projeto Intercâmbio Cultural – Aliança Brasil e Bélgica.

O projeto conta com duas fases, uma em Pernambuco e outra em várias cidades da Bélgica. É uma oportunidade para alunos de música de diversas comunidades terem aulas com renomados e experientes violinistas e também de levar aos belgas a oportunidade de conhecer e aprender sobre cultura brasileira, especialmente a cultura rítmica do Nordeste do Brasil.

Este slideshow necessita de JavaScript.

“Passamos por várias escolas de música do Estado, inclusive o CEMO. Na fase do Brasil, ministramos workshops, master class e concertos. O projeto é uma troca de saberes. Vamos aprender a cultura deles, técnicas de violino, e também vamos passar um pouco da nossa cultura brasileira. Na segunda fase, na Bélgica, a partir de outubro, vamos realizar oficinas de maracatu e vários concertos aos europeus, com apoio do músico brasileiro Demétrio Rangel. É uma troca muito interessante”, explicou a idealizadora do projeto, Chris Nolasco, ex-aluna do CEMO.

Nesta sexta (28), os belgas se apresentam no Conservatório Pernambucano de Música, localizado na Avenida João de Barros, 594, Santo Amaro, Recife. Gratuito, o evento acontece das 19h30 às 20h30.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Ainda nesta quinta

O CEMO vai promover mais um encontro do Circuito das Cordas 2018. Sob a regência do Prof. Newton Banks Jr, alunos do Centro e o público em geral podem acompanhar as apresentações que estão encantando amantes da música na Marim dos Caetés. Com tudo gratuito, violão, harp guitar e ukelelê serão estrelas do evento. Os concertos, valorizando instrumentos de corda, acontecem no auditório do CEMO, localizado na Av. Pan Nordestina, em Salgadinho. A programação teve início em junho e segue até novembro. Já se apresentaram Andréa Alencar, Rebeca Rezende, Tony Bello e outros nomes da nossa música.

Mais fotos, clique aqui.

 

%d blogueiros gostam disto: