Notícias

Cidade de Olinda é campeã em experiências de Vigilância e Atenção à Saúde

Conquista veio com ações no enfrentamento à Sífilis

Publicado por: Redação da Secom, em: 13/12/18 às 14:31

Cuidado integral, educomunicação, gestão e vigilância. Esses foram os quatro eixos que fizeram a diferença para a conquista do primeiro lugar e certificado de Menção Honrosa assegurada pela Secretaria de Saúde de Olinda (SSO), pelo trabalho apresentado na I Mostra de Experiências Integradas de Vigilância e Atenção à Saúde (1ª EXPIVIGAS). O evento foi promovido pela 1ª Gerência Regional da Secretaria Estadual de Saúde, com exposição dos trabalhos (banners) e solenidade de entrega do prêmio realizado no Teatro Ribeira, Centro de Convenções de Pernambuco, Salgadinho, Olinda, nessa quarta-feira (12.12), das 8h às 13h.  

A SSO concorreu com o trabalho intitulado Planejamento Estratégico Intersetorial no Enfrentamento à Sífilis no município de Olinda, cujo tema foi Vamos Falar de Sífilis. A metodologia de exposição do trabalho trouxe as experiências e ações desenvolvidas para o enfrentamento da doença, sobretudo, ampliando a oferta à população de Testes Rápidos e tratamento. O programa também envolve a implantação de linha de cuidado para sífilis congênita, horário de atendimento estendido nas unidades de Atenção Básica, oferta de testes nas ações do Consultório na Rua e também no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (CAPS-AD).

Para a secretária executiva de Vigilância em Saúde de Olinda, Dra. Zelma Pessôa, que na oportunidade ministrou palestra, notadamente outros fatores foram fundamentais para o reconhecimento do trabalho desenvolvido na cidade. “Inicialmente, o apoio e a confiança na equipe da nossa secretária de Saúde, Emília Gonzalez, foram fatores fundamentais para a execução dos trabalhos, que por tabela vem com a integração das equipes”, disparou.

A médica Zelma Pessôa acrescentou que outros fatores importantes influenciaram positivamente nos resultados das ações. “A agilidade nos resultados dos exames laboratoriais, capacitações teóricas e práticas aos profissionais da rede de saúde, o engajamento dos profissionais, além da divulgação das ações nos veículos de comunicação, foram também primordiais para o sucesso das ações e, consequentemente, resultaram no reconhecimento do trabalho desenvolvido pela gestão municipal”, enfatizou.

EQUIPE DE OLINDA:

O Certificado de Menção Honrosa conquistado pelo município de Olinda, em suas entrelinhas cita nominalmente os autores do trabalho: Emília Gonzalez (secretária de Saúde); Zelma Pessôa (secretária-executiva em Vigilância e Saúde); Geórgia Albuquerque (secretária-executiva de Logística e Gestão em Saúde); Mariurcha Dantas (diretora de Vigilância em Saúde); Maristela Blera (diretora de Atenção Básica); Priscila Machado (gerente da Epidemiologia); Cleonúsia Vasconcelos (coordenadora Saúde da Mulher); Adriana Vitorino (coordenadora do Departamento de Epidemiologia) e Fátima Vieira (coordenadora DST/AIDS).

%d blogueiros gostam disto: