Notícias

Cientistas mirins de Olinda são recebidos pela gestão municipal

Estudantes vão ganhar projeção  durante evento em Santa Catarina

Publicado por: Ariadny Correia, em: 19/12/19 às 16:01

Este slideshow necessita de JavaScript.

Por Pattrícia Viviane 

O prefeito de Olinda, Professor Lupércio, recebeu nesta quinta-feira (19.12), no edifício sede da Prefeitura, dois estudantes do 4º ano da Escola Municipal Maria da Glória Advíncula e uma equipe da unidade ensino. Os alunos Douglas Pereira e Tainá Batista da Silva, ambos com 10 anos, irão representar a cidade na Feira Brasileira de Iniciação Científica, em Jaraguá do Sul, no estado de Santa Catarina. O evento ocorrerá em 2020. A dupla e a professora Úrsula Barbosa idealizaram o trabalho Partiu, Pré-história! Das pinturas rupestres ao E-book.

Antes de embarcar para o sul do País, os cientistas mirins terão a oportunidade de viajar ao Parque Nacional do Catimbau, em Buíque, no Agreste pernambucano, para conhecer as pinturas rupestres existentes na região. É o segundo maior parque arqueológico do Brasil com 30 sítios distintos, inclusive de pinturas rupestres.

“Como educador fico muito feliz. Temos cada vez mais a certeza de quanto é importante investir na educação de base. As crianças são o futuro da nação, do Estado, do Município. E por ser gestor desta cidade fico muito orgulhoso de ver nossas crianças representando Olinda e porque não dizer o nosso Estado”, afirmou o prefeito.

“Alcançar o reconhecimento é altamente gratificante para essa garotada”, comentou a educadora Úrsula Barbosa. Segundo ela, além de conhecerem sobre dinossauros, as crianças aprenderam sobre a evolução da escrita até chegar ao e-book.

Além do prefeito Professor Lupércio, os estudantes e educadores foram recebidos pelo vice-prefeito olindense, Márcio Botelho, e o secretário de Educação, Esportes e Juventude, Paulo Roberto Souza Silva.

TRAJETÓRIA – O projeto intitulado “Partiu, Pré-história! Das pinturas rupestres ao E-book”, foi resultado de atividades didáticas desenvolvidas em sala de aula durante nove meses. Após essa etapa o material foi apresentado na I Feira Municipal de Conhecimentos – Ciência Jovem Olinda -, no último mês de setembro, no shopping Patteo. Posteriormente, o trabalho foi mostrado na 25ª Ciência Jovem, categoria iniciação à pesquisa, e obteve 4ª colocação no Estado. E agora, os estudantes do 4º ano da Escola Municipal Maria da Glória Advíncula estarão em Jaraguá do Sul, em Santa Catarina (SC), em 2020. O projeto estará entre os 400 trabalhos de estudantes e professores de 17 estados brasileiros e países da América do Sul, entre eles: Colômbia, Chile e Paraguai. Para o secretário de Educação, Esportes e Juventude, Paulo Roberto Souza Silva, a premiação confirma os dados da rede municipal de ensino que conta com mais de 60% de seus professores com títulos de mestrado, doutorado, pós-graduações e especializações.

%d blogueiros gostam disto: