Notícias

Cinco dicas para economizar energia em casa em tempos de isolamento

Diretora de Iluminação de Olinda pontua simples mudanças que ajudam na redução do consumo

Publicado por: Redação da Secom, em: 27/04/20 às 15:00

Ficar em casa em época do isolamento social deve deixar a conta de luz mais cara devido ao aumento do uso de energia, principalmente para quem tem criança em casa ou está trabalhando no sistema home office. Porém, algumas práticas simples podem ajudar a economizar.

A diretora de Iluminação Pública de Olinda Massíria Costa pontuou cinco dicas aplicadas em sua própria casa que podem servir de exemplo para todo cidadão olindense durante os dias de quarentena. Confira:

1. “Trocamos todas as lâmpadas compactas eletrônicas por lâmpadas em LED, assim conseguimos obter a mesma luminosidade no ambiente com a menor potência. Sempre que alguém sai de algum ambiente deve-se apagar a luz. Como estamos em isolamento, sempre ficamos no mesmo ambiente com a luz ligada. Tanto para trabalho, como para estudo, leitura. Portanto, a ação necessária que necessite de iluminação priorizamos ficar todos na sala. Assim acendemos apenas uma lâmpada”.

2. “Nunca deixamos ventiladores, ar-condicionado, monitores ou qualquer aparelho ligado sem que tenha alguém utilizando. Ficamos em ambientes ventilados e claros durante o dia, para não ter que usar luz e ventilador”.

3. “Lavamos roupa semanalmente, para sempre ligar a máquina de lavar com a capacidade máxima e usar com menos frequência”.

4. “Chuveiro elétrico: regular a temperatura para cada época do ano, evitando consumo desnecessário. Geralmente deixamos no módulo verão, com a água natural”.

5. “O mesmo raciocínio com a geladeira, sempre regulamos a temperatura de acordo com o clima e utilização. Nunca colocar comida quente, abrir a porta da geladeira quando necessário e sempre lembrar de fechar a porta verificando se a mesma está bem vedada”.

%d blogueiros gostam disto: