Cine Anima aporta em Olinda

O projeto irá promover oficina de cinema de animação, com mostras e produção de filmes em diversos bairros de Olinda, para jovens da rede pública de ensino na faixa etária entre 15 e 25 anos

Publicado por: Secom, em: 27/08/10 às 14:31
Oficina do Ponto de Cultura Cinema de Animação. Foto: Divulgação

A partir do dia 30 de agosto, o Projeto Cine Anima Itinerante promete abrir as portas para jovens interessados em conhecer o mundo da animação cinematográfica. A iniciativa irá promover oficinas de cinema de animação, com mostras e produção de filmes em diversos bairros de Olinda para jovens da rede pública de ensino na faixa etária entre 15 e 25 anos. O Cine Anima Itinerante é uma realização do Ponto de Cultura Cinema de Animação com o apoio da Prefeitura de Olinda.

A primeira etapa do curso terá a duração de uma semana, acontecendo no horário das 14h às 18h, no salão principal da Biblioteca Pública de Olinda, e será ministrada pelo cineasta Lula Gonzaga. As oficinas estarão abertas para estudantes matriculados em qualquer escola pública. Além de aprenderem os princípios básicos da animação, começando pelo desenho em papel, os alunos terão a oportunidade de digitalizar o material, criando produções modernas e de qualidade.

As inscrições são gratuitas. Os interessados devem podem efetuar a matrícula na Secretaria de Patrimônio e Cultura de Olinda, localizada na Rua do São Bento, 160, bairro do Varadouro, ou na Biblioteca Pública do Município, que fica em frente à Praça do Carmo.

O Cine Anima Itinerante acontece em todo o País, com maior foco nas regiões Norte e Nordeste. Além de estabelecer parcerias importantes, como a da Prefeitura Municipal de Olinda, o Ponto de Cultura Cinema de Animação realiza as atividades do Cine Anima Itinerante em outros Pontos de Cultura e em diversos festivais. Para o desenvolvimento de suas ações é transportado um estúdio completo de desenho animado artesanal desmontável, com tudo que é necessário para a produção desse tipo de material.

LULA GONZAGA – Realizador de Vendo Ouvindo, primeiro filme de animação super 8mm produzido em Pernambuco com a parceria de Fernando Spencer. Lula também é responsável pelo primeiro Encontro Nacional de Cinema de Animação em Olinda, além de coordenar o Ponto de Cultura Cinema de Animação do programa Cultura Viva, que produz videoclipes de pontos de cultura musicais do nosso estado.

SERVIÇO:

Secretaria de Patrimônio e Cultura: Rua São Bento, 160 – Carmo
Olinda-PE,53020-080 tel: 3439-1988
Biblioteca Municipal de Olinda: Av Liberdade, 100, Carmo, Olinda – PE. Tel: 3305-1157