Notícias

Coleta seletiva do óleo de cozinha será aplicada em Olinda

Será assinado um acordo de cooperação entre a Prefeitura e a empresa ASA Comércio, que ficará responsável pela coleta

Publicado por: adminolinda, em: 04/10/13 às 18:21

Mundo Limpo. Vida Melhor - ASAO prefeito Renildo Calheiros irá assinar na próxima segunda-feira, 07, às 15h, no Palácio dos Governadores (sede da Prefeitura de Olinda), um importante acordo de cooperação com a empresa “ASA indústria e Comércio”, relativo ao programa socioambiental de coleta seletiva do óleo de cozinha usado.

Este programa denominado “Mundo Limpo, Vida Melhor”, é uma iniciativa da empresa ASA que coleta e recicla óleo utilizado em bares, restaurantes e domicílios de municípios pernambucanos. Um percentual do que é coletado é revertido em doações financeiras para a Fundação Alice Figueira, de apoio ao IMIP.

Está previsto no referido acordo de cooperação, que a Prefeitura de Olinda sob a coordenação da Secretaria de Meio Ambiente, irá disponibilizar inicialmente 32 pontos de coleta, distribuídos em escolas, postos de saúde da família (PSF), Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), no Centro de Educação Ambiental (CEA) e na Unidade de Conservação Mata do Passarinho.

Por sua vez, a empresa ASA além de instalar os coletores nos pontos indicados pela Prefeitura, e executar o serviço regular de coleta do resíduo, realizará atividades de capacitação para instruir os responsáveis pelos coletores, bem como atividades de sensibilização junto à população para que entendam o impacto provocado pelo mau direcionamento do óleo de cozinha utilizado.

Sabe-se que aquela pequena quantidade de óleo restante de uma fritura, pode acabar indo para o ralo da pia e isso contribui para impactos indesejáveis ao meio ambiente, além de entupir as tubulações e prejudicar o sistema de tratamento de água e esgotos. Nos arroios e rios, a película formada pelo óleo de cozinha dificulta a troca de gases entre a água e a atmosfera, causando a morte de peixes e outros seres vivos que necessitam de oxigênio.

A prefeitura de Olinda pretende investir cada vez mais em ações e programas de incentivo à coleta seletiva, como a reciclagem do óleo de cozinha usado. Esse tipo de ação de consumo responsável gera menor impacto de poluição ambiental e contribui para a qualidade da água que nos abastece.

%d blogueiros gostam disto: