Notícias

Combate a Diabetes é tema de Seminário em Olinda

O evento fez parte das comemorações do Dia Mundial do Diabetes comemorado no último dia 14

Publicado por: adminolinda, em: 22/11/11 às 10:45
Idosos receberam esclarecimento sobre diabetes - Foto: Secretaria de Saúde de Olinda

Idosos receberam esclarecimento sobre Diabetes - Foto: Secretaria de Saúde de Olinda

A Secretaria de Saúde de Olinda através da Coordenação de Hiperdia realizou sexta-feira (18), das 8h às 10h, no auditório da Policlínica Barros Barreto, Carmo, o III Seminário sobre Diabetes, cujo tema este ano foi Educar para Prevenir, voltado para idosos que sofrem de diabetes e hipertensão. O evento fez parte das comemorações do Dia Mundial do Diabetes comemorado no último dia 14.

No Brasil, são cerca de 11 milhões de portadores, segundo dados do Ministério da Saúde e de sociedades médicas. O diabetes mata uma pessoa a cada dez segundos no mundo – conforme estatística da Federação Internacional de Diabetes, ligada à Organização Mundial da Saúde (OMS).

Cerca de 100 usuários de postos de atividade física do município compareceram ao auditório da policlínica para receber orientação sobre a importância da prática do exercício físico e da alimentação saudável da pessoa com diabetes. “O exercício físico associado a uma alimentação adequada ajuda no controle do diabetes”, afirmou a enfermeira do Laboratório Sanofi, Vanessa Alvarenga, destacando que 30 minutos de exercício físico por dia é suficiente para diminuir os fatores de risco.

Ainda foi disponibilizado exames de HGT (glicose), distribuição de material educativo e sorteio de camisas e de glicosímetro (aparelho que mede a taxa de glicose). O evento contou com o apoio do laboratório Sanafi, da Coordenação de Nutrição e da Coordenação de Promoção à Saúde.

%d blogueiros gostam disto: