COMDACO presta homenagem aos destaques de 2009

Prêmio Maria Cabral concede homenagem as personalidades das áreas de proteção, promoção, defesa e garantia dos direitos da criança e do adolescente de Olinda

Publicado por: Secom, em: 25/02/10 às 15:37
Vem Ler!

Crianças do Peti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) participam do projeto Ciranda de Livros, que leva a literatura nacional e mundial para meninos de 07 a 16 anos. Foto: Chico Santiago/Pref. Olinda

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Olinda (COMDACO) realiza na próxima sexta-feira (26), a partir das 9h, na Câmara Municipal de Olinda, solenidade de entrega do prêmio Maria Cabral, concedido às personalidades locais que se destacaram nas áreas de proteção, promoção, defesa e garantia dos direitos da criança e do adolescente de Olinda, em 2009.

O objetivo do prêmio é destacar as ações sociais, voltadas para a melhoria da qualidade de vida das crianças e adolescentes, consolidando o diálogo entre a sociedade civil e os agentes públicos. As inscrições para as Organizações Não Governamentais e os Programas Governamentais aconteceram na sede do COMDACO entre os dias 15 a 22 de janeiro deste ano. Essas entidades concorreram ao prêmio nas categorias ONG, programa governamental, conselheiro tutelar, de direito e deliberativo, técnico do COMDACO, agente público e empresa privada.

O prêmio Maria Cabral foi criado pelo COMDACO em 2007, para homenagear aquela que dedicou maior parte do tempo de sua vida aos mais carentes, em especial as crianças e adolescentes.

QUEM FOI MARIA CABRAL

Maria José Cabral nasceu em 05 de outubro de 1929, no bairro da Mangabeira, no Recife. Primeira filha de uma família de 12 irmãos, logo cedo aprendeu a ler, passando a ser a principal ligação de seus pais, que eram analfabetos, com o mundo da leitura e da escrita. Com o tempo tornou-se professora de escolas comunitárias.

Pessoa de sólida formação religiosa, destacou-se pela evangelização e doutrinação espírita. Em 1969, mudou-se para Olinda onde fundou a Associação e Creche Lar Transitório de Christie, em Rio Doce.

Dedicou sua vida à proteção, defesa e garantia dos direitos da criança e do adolescente. Seu trabalho é reconhecido em Olinda notadamente pelo carinho, respeito e acima de tudo pelo compromisso e luta na busca dos direitos e da efetivação de políticas públicas para a população. Participou ativamente como pessoa física e instituição no processo de implantação e efetivação do COMDACO, do qual foi fundadora. Morreu em 07 de maio de 2005, em Olinda.