Começa nesta sexta-feira a IV Conferência Municipal das Mulheres de Olinda

O evento tem por objetivo construir um plano municipal de políticas públicas para as mulheres

Publicado por: Secom, em: 29/09/11 às 10:12
A Pré-Conferência de Políticas Públicas para as Mulheres Servidoras. Foto: Ádria de Souza/Prefeitura de Olinda

A Pré-Conferência de Políticas Públicas para as Mulheres Servidoras lotou o Mercado Eufrásio Barbosa, na última sexta (23/09). Foto: Ádria de Souza/Prefeitura de Olinda

Está tudo pronto para a IV Conferência Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres de Olinda. O evento terá início nesta sexta-feira (30), na Academia Santa Gertrudes, sendo aberto o credeciamento das participantes às 8h. A cerimônia de abertura será às 14h, nela estarão presentes o prefeito Renildo Calheiros, a deputada federal, Luciana Santos (PCdoB), o secretário de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos, André Cândido, a Coordenadora das Mulheres de Olinda, Eliane Cavalcanti, além de líderes de movimentos sociais de diversos segmentos.

Foram eleitas à participar da Conferência 250 mulheres de todas as regiões político administrativas de Olinda. Tendo como objetivo principal definir uma agenda de prioridades para a implementação de políticas públicas para o gênero, a IV Conferência Municipal terá como tema: “Construindo a igualdade de gênero: rumo à cidadania Feminina”.

Na ocasião as participantes serão divididas em cinco grupos, cada um com um eixo de discussão, serão eles: I – autonomia econômica e igualdade no mundo do trabalho, com inclusão social; II- Educação inclusiva, não-sexista, não-racista, não-homofóbica e não-lesbofóbica; III – Saúde das mulheres, direitos sexuais e direitos reprodutivos; IV – Enfrentamento de todas as formas de violência contra as mulheres; V- Participação das mulheres nos espaços de poder e decisão.

Os grupos ficarão responsáveis por avaliar as políticas já existentes no município e propor novas ações, que serão votadas e irão compor o Plano Municipal. Ainda na Conferência, serão eleitas para o próximo biênio os novos membros do Conselho da Mulher, formado por representantes da sociedade civil, dos movimentos sociais e do governo. A conferência da mulher se firma como um importante instrumento em defesa da cidadania feminina, num momento que se consolida o poder e a influência da mulher internacionalmente, através da presidente da nossa nação.