Notícias

Comemoração de 30 anos do CEMO terá recital regido pelo violinista Israel de França

Evento que ocorrerá na próxima quinta-feira, 29, terá entrada gratuita

Publicado por: Secom, em: 28/08/13 às 14:32
O concerto marca também a conclusão do curso de aperfeiçoamento de violino ministrado pelo maestro. Foto: Jan Ribeiro/Pref.Olinda

O concerto marca também a conclusão do curso de aperfeiçoamento de violino, do CEMO, ministrado pelo maestro. Foto: Jan Ribeiro/Pref.Olinda

Os 30 anos do Centro de Educação Musical de Olinda (CEMO) serão comemorados nesta quinta-feira, 29, com um recital de violino comandado pelo maestro Israel de França. O evento, realizado pela Secretaria Municipal de Educação, está marcado para as 16h, na Igreja do Carmo. A entrada é gratuita.

O concerto marca também a conclusão do curso de aperfeiçoamento de violino ministrado pelo maestro. Durante duas semanas, cerca de 30 alunos que já fazem parte das turmas regulares do CEMO para o aprendizado do instrumento, trocaram experiências e conhecimentos com um dos maiores violinistas pernambucanos.

O maestro pernambucano Israel de França, há 20 anos é o primeiro violinista da Orquestra Ciudad de Granada, na Espanha e veio a Olinda especialmente para participar das comemorações de 30 anos do CEMO. A história de vida difícil do maestro começou ainda na infância, mas foi por meio da música que a miséria foi deixada pra trás. Filho de uma lavadeira de roupas e de um operário, ele foi criado no bairro de Peixinhos. Aos 13 anos, aluno da Escola Caranguejo – como era conhecido o Colégio Cônego Jonas Tourinho, por estar localizado numa área de muita lama –, Israel entrou para a banda estudantil.

No início, tocava requinta, instrumento que mais se assemelha a uma espécie de clarineta pequena. No entanto, não tardou muito para a vocação musical se consolidar. Depois de dois anos e meio de estudo de violino, tornou-se estagiário da Orquestra Sinfônica do Recife, indo logo depois para Campinas (SP) e, em 1989 mudando-se definitivamente para a Europa, estudando violino em Lisboa e Londres. Há cerca de 20 anos está em Granada e há três é o regente da Sinfonietta da cidade.

Serviço

Local: Igreja do Carmo.
Data e hora: Quinta-feira, 29 de agosto, às 16h.
Entrada: Gratuita

%d blogueiros gostam disto: