Notícias

Comitiva estrangeira faz visita técnica a Unidade de Saúde da Família de Ilha de Santana

Delegação que participava do 3º Fórum Global sobre Recursos Humanos para a Saúde conheceu os serviços disponibilizados à população da comunidade de Ilha de Santana, em Jardim Atlântico

Publicado por: adminolinda, em: 18/11/13 às 11:21
Grupo estava participando do 3º Fórum Global sobre Recursos Humanos para a Saúde e foi conhecer experiência de Olinda - Foto: Secretaria de Saúde de Olinda.

Grupo estava participando do 3º Fórum Global sobre Recursos Humanos para a Saúde e foi conhecer experiência de Olinda – Foto: Secretaria de Saúde de Olinda.

Uma comitiva composta por seis representantes da Argentina, Nigéria, Etiópia e Tailândia, realizaram na manhã de quinta-feira (14) uma visita técnica à Unidade Programa Saúde da Família de Ilha de Santana I e II. A delegação estava participando do evento internacional 3º Fórum Global sobre Recursos Humanos para a Saúde, realizado no Centro de Convenções.

O grupo foi recebido pela equipe da Saúde de Olinda, tendo à frente a secretária-executiva Cristina Menezes, bem como a diretora de Atenção Básica, Viviane Souza; a coordenadora de Promoção à Saúde, Mesullan Torres; a diretora de Gestão do Trabalho, Jeane Coelho, bem como demais integrantes da saúde de Olinda.

Na oportunidade a comitiva vivenciou, na prática, a realização do exame de TeleECG (eletrocardiograma), uma parceira da Secretaria de Saúde com a RedeNutes. Um serviço que alia conhecimento médico em cardiologia com tecnologia de ponta e que permite agilidade, precisão, redução das sequelas e mortes por doenças cardiovasculares em hipertensos e diabéticos atendidos nas unidades.

Esse serviço é realizado e enviado pelo computador (via internet), para um teleconsultor do NUTES, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que visualiza e encaminha o laudo do exame em até 72 horas para a Unidade de Saúde Familiar solicitante.

Trata-se de uma demanda eletiva e não de urgência, um projeto Diagvida, do Núcleo de Telessaúde da UFPE.

Veja mais

A secretária de Saúde de Olinda, Tereza Miranda, fala sobre a importância da Unidade Básica Saúde da Família da comunidade da Ilha de Santana, em Jardim Atlântico. A unidade foi reinaugurada em 23 de agosto de 2013:

%d blogueiros gostam disto: