Notícias

Como os pais podem auxiliar os filhos nos estudos online durante a pandemia?

Engajamento dos responsáveis é fundamental para assimilação dos conteúdos

Publicado por: Redação da Secom, em: 18/05/20 às 16:21

Desde abril as escolas públicas da rede municipal de Olinda estão utilizando plataformas digitais por conta da pandemia causada pela Covid-19. O objetivo é manter os estudantes com atividades educacionais de maneira remota por intermédio dos professores, sem esquecer do suporte fundamental dos pais.

Cerca de 300 professores e coordenadores pedagógicos que atuam em 60 escolas da Rede Municipal de Olinda no Ciclo da Alfabetização (turmas de 1º e 2º anos do Ensino Fundamental) participaram dos cursos de formação específicos para atuação remota.

As atividades acontecem nas plataformas desenvolvida pelo Núcleo de Tecnologia da Secretaria de Educação de Olinda. Mas sem o engajamento e a presença ativa dos responsáveis, o rendimento dos estudantes pode ficar comprometido. Este suporte dado pelos pais é também um momento importante para o fortalecimento dos laços familiares. Abaixo seguem algumas dicas para ajudar os pais nessa nova maneira de auxiliar na educação dos filhos.

É importante para os pais:

– Conhecer o ambiente virtual de estudos dos filhos;

– Acompanhar as atividades trabalhadas pelos professores;

– Ajudar na correção das atividades;
– Revisar com os filhos os conteúdos aprendidos;
– Passar, quando possível, exercícios de fixação;
– Motivar os filhos a se adaptar ao contexto atual;
– Estimular atividades lúdicas para relaxamento dos filhos.

Em um cenário normal quando existe um excesso de atividades profissionais desempenhadas pelos responsáveis, nem sempre é possível acompanhar de perto o desenvolvimento educacional dos estudantes. Pequenas ações como essas irão ajudar os alunos a se manter focados e dispostos a continuar aprendendo e desenvolvendo suas cognições e conhecimentos.

%d blogueiros gostam disto: