Companhia São Jorge de Variedades apresentará espetáculo de rua infantil São Jorge Menino

Publicado por: Secom, em: 28/05/19 às 13:10

São Jorge Menino, da Companhia São Jorge de Variedades (SP), faz duas apresentações na Praça do Carmo, em Olinda dias 5 e 6 de junho, às 16h. Na programação paralela, oferece oficinas para alunos e professores em três escolas municipais de Olinda, e troca de experiências na Casa da Rabeca e no Sebo Casa Azul.

Com 20 anos de existência, vários espetáculos premiados e uma vocação para o teatro de rua, a Companhia paulistana São Jorge de Variedades chega a Olinda no próximo domingo (2/06), para uma agenda cheia. A principal será a primeira peça infantil, São Jorge Menino, que terá duas apresentações no Pátio do Carmo, dias 5 (quinta) e 6 (sexta), às 16h. O espetáculo terá intérprete de
Libras.

Com texto e Ilo Krugli e direção de Rogério Tarifa, a peça conta a história de um menino de rua, que dorme em cima de uma estátua de São Jorge, no momento de sua inauguração. Ao retirar os panos que cobrem a estátua, todos ficam em dúvida sobre o verdadeiro santo – o menino ou a estátua. O menino Jorge começa a viver uma jornada épica, cheia de impasses, desafios e superações.

Uma grande festa do teatro, processional/processual?, com um cortejo musical que percorre 40 metros, nove atores em cena, quatro estações cenográficas e uma banda ao vivo, para contar esse caminho de descobertas. “A história dele se confunde com a de São Jorge. Ao inverter a ordem, a criança tem mais importância.

As crianças vão se emocionar e admirar a história desse menino, que é São Jorge, e que mora na rua”, diz Rogério Tarifa. A linguagem da peça é inspirada nas festas populares de rua, criando no momento do espetáculo um acontecimento artístico sem barreiras entre artistas
e público, onde todos participam. Na definição do dramaturgo Ilo Krugli, fundador do Teatro Vento Forte, “um teatro feito para crianças de um a 99 anos”.

Encontros e oficinas

A Companhia São Jorge de Variedades vai oferecer oficinas gratuitas de artes plástica, música e coro no teatro, para crianças e
adolescentes das escolas municipais de Olinda, com a participação dos professores.
Serão 60 alunos por cada escola, nos dias 2, 3 e 4, das 8h30 às 11h30. O objetivo é compartilhar as experiências artísticas que levaram a Cia a construir a peça. Os interessados terão a possibilidade de ‘brincar’ e ‘jogar’ com os elementos da linguagem teatral do espetáculo.
O espetáculo São Jorge Menino acontece na rua, na praça – um rito celebrativo,
público e popular.

“Queremos nos aproximar da atmosfera das festas populares da nossa cultura, onde – como no carnaval – todos participam, cantam e se fantasiam. Os encontros durante as oficinas são como um grande aquecimento para peça. Um espaço afetivo e artístico para que todos sintam-se convidados a participar do espetáculo”, diz Patrícia Gifford, atriz, diretora, pedagoga, e co-fundadora da Companhia.

Para “mergulhar” ainda mais na cultura pernambucana, o grupo agendou encontros de trocas artísticas e afetivas. No dia 3/06 (segunda), irão à Casa da Rabeca, para conhecer o trabalho dos herdeiros de Mestre Salustiano, os irmãos Maciel Salu e Pedro Salustiano. Será à partir das 18h.

Na terça-feira (4/06), às 19h, terão uma oficina e roda de diálogo com o brincante Helder Vasconcelos, do Boi Marinho, no Sebo Casa Azul de Olinda. O projeto tem o patrocínio do Programa Petrobras Distribuidora de Cultura 2017/2018. No processo de construção do espetáculo, a Cia São Jorge de Variedades busca reafirmar a necessidade de uma arte pública e popular e estreitar o laço entre educação e cultura, consolidando o espaço público da rua como lugar de encontro. Entre os objetivos do projeto está também o encontro
com os coletivos de cultura popular que inspiraram a proposta.

Segunda-feira (3/06)
Escola Municial Santa Tereza Avenida Olinda, Varadouro
(Atividades poderão ser registradas por equipes de TV, jornais etc)
Roda de conversa no Centro Cultural Casa da Rabeca do Brasil
Rua Curupira, 340, Cidade Tabajara

Terça-feira (4/06)
Escola Municipal Maria da Glória Advíncula
Rua do Guadalupe, 438, Guadalupe
Roda de conversa e vivência com Helder Vasconcelos (Boi Marinho)
Sebo Casa Azul
Rua 12 de Maio, 121, Carmo

Quarta-feira (5/06)
Escola Municipal Sagrado Coração de Jesus
Rua Afonso Maria, 199, Amaro Branco.
Praça do Carmo

Quinta-feira (6/06)