Conselho Municipal de Política de Promoção da Igualdade Etnicorracial realiza sua eleição

Olinda fortalece as iniciativas de promoção de igualidade etnicorracial na cidade

Publicado por: adminolinda, em: 01/09/15 às 13:29
Foto: Passarinho/Pref.Olinda

Essa foto é de um monumento a Zumbi, no Largo da Igreja do Rosário dos Homens Pretos.

O último dia 27 de Agosto marcou a eleição dos membros da sociedade civil para o Conselho Municipal de Política de Promoção da Igualdade Etnicorracial – COMPPIR de Olinda, para o biênio 2015/2017.

A Assembleia eleitoral realizou-se na sede do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Olinda (COMDACO), contando com a presença de nove representantes das dez entidades inscritas.

O COMPPIR objetiva fortalecer a luta contra o racismo e o preconceito baseado em raça ou etnia, através de monitoramento, acompanhamento e fiscalização das ações na cidade, propondo políticas afirmativas de promoção de igualdade etnicorracial com ênfase na população negra e demais segmentos étnicos, visando ampliar a participação popular e o controle social de tais segmentos.

Participaram da mesa política que abriu os trabalhos a Secretária Executiva da Mulher e dos Direitos Humanos, Eliane Cavalcanti (Donana), a presidente do Conselho Estadual de Política de Igualdade Etnicorracial Elza Torres e o representante das entidade inscritas Jorge Andrade.

Foram eleitas Conselheiras do COMPPIR as sete entidades mais votadas, na seguinte ordem:

1º ORGANIZAÇÃO AFRICANA SANTA BÁRBARA – NAÇÃO XAMBÁ

2º UNIÃO DE NEGRO PELA IGUALDADE

3º CENTRO CULTURAL DINDA

4º MOVIMENTO NEGRO UNIFICADO

5º MARACATU RURAL CHUVA DE PRATA

6º COLÔNIA DE PESCADORES Z 4 DE OLINDA

7º ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DA III ETAPA DE RIO DOCE

As três últimas entidades mais votadas, pela ordem, assumirão as três primeiras suplências. São elas:

SINDICATO DOS LISOS E DESEMPREGADOS

UNIÃO BRASILEIRA DE MULHERES

ASSOCIAÇÃO DE ESPORTE CULTURA E AÇÃO SOCIAL

A Comissão Eleitoral do COMPPIR encaminhará a Ata da Assembleia Eleitoral e a relação das entidades conselheiras eleitas ao Gabinete do Prefeito, para a devida sanção e agendamento da data da posse do COMPPIR.

Essa foto é de um monumento a Zumbi, no Largo da Igreja do Rosário. A Igreja do Rosário dos Homens Pretos é mais uma das belezas que compõem a história da Cidade Patrimônio. Localizado no Largo do Bonsucesso, o monumento foi erguido com o objetivo de aproximar os membros da cultura afro-descendente da religião católica.