Consultório na Rua recebe premiação em evento da AMUPE

Programa trabalha levando a atenção básica de saúde à pessoas em condição de rua em Olinda

Publicado por: adminolinda, em: 27/03/15 às 15:29
Prefeito Renildo Calheiros, a secretária de Saúde, Tereza Miranda, e o coordenador do Consultório na Rua de Olinda, Mario Costa, receberam a premiação, ladeados por João Campos e a deputada estadual Raquel Lyra -   Foto: Secom.

Consultório na Rua conquistou o segundo lugar no Concurso Práticas Inovadoras da Gestão Municipal.  Foto: Luiz Fabiano/Pref.Olinda

O programa Consultório na Rua da Secretaria de Saúde de Olinda, conquistou o segundo lugar no Concurso Práticas Inovadoras da Gestão Municipal do 2º Congresso Pernambucano de Municípios, organizado pela Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE).

Estiveram presentes na cerimônia de premiação, o prefeito de Olinda, Renildo Calheiros; o presidente da AMUPE, José Patriota; a deputada estadual, Raquel Lyra (PSB); João Campos, filho do ex-governador Eduardo Campos, homenageado no congresso, além de prefeitos de várias cidades do estado, e gestores públicos.

A comissão responsável pela análise das experiências inscritas foi composta por integrantes do Fundo das Nações Unidas para a Infância – Unicef, Sebrae, Secretaria de Planejamento do Estado – Seplag, União dos Dirigentes Municipais de Educação – Undime e Confederação Nacional dos Municípios – CNM.

O Consultório na Rua é uma proposta que procura ampliar o acesso da população em situação de rua e ofertar, de maneira mais oportuna, atenção integral à saúde, por meio das equipes e serviços da atenção básica.

Implantado em 2010 em Olinda, o serviço visa acolher dependentes químicos que estão em situação de risco na rua. É uma modalidade de atendimento “extramuro”, que oferece aos usuários de álcool e outras drogas em situação de maior vulnerabilidade acesso à rede de saúde, assistência e demais serviços que o município oferece. Em 2014, a atividade realizou 1673 atendimentos.

A secretária de Saúde de Olinda, Tereza Miranda, ressalta a importância do programa.  “A população de rua tem características muito especiais e precisamos voltar um atendimento a esse puublicos. Nessa linha, conseguimos dar atenção a todoas pessoas da cidade. Considerando como cidadãos não só quem tem uma residência na cidade, mas também os moradores que vivem nas ruas de do município”, declarou.

Atualmente, o Consultório na Rua atua nos bairros do Varadouro, Peixinhos, Amaro Branco, Rio Doce, Bultrins e também no viaduto da PE-15. “O grande objetivo do consultório de rua é dar atenção e levar saúde básica a pessoas que não tem acesso, como pessoas em situação de rua”, declarou o coordenador do Consultório na Rua em Olinda, Mário Costa.

A equipe realiza atividades de forma itinerante, rotineiramente durante o dia e pontualmente à noite, por meio de um veículo tipo Van, composta por sete profissionais de saúde, tendo em sua formação enfermeiro, psicólogo, assistente social, agentes sociais, redutores de danos e técnico ou auxiliar de enfermagem, visando à atenção integral aos usuários do SUS em situação de rua.

O que não pode ser feito, em campo pela equipe multidisciplinar é encaminhado e acompanhado pelas equipes das Unidades Básicas de Saúde (USB) e Policlínicas da rede, bem como aos Centros de Apoio Psicossocial (Transtorno e AD), desenvolvendo ações de parceria e de integralidade com as equipes dessas unidades.

SERVIÇO:

Consultório na Rua