Notícias

Controle Urbano de Olinda remove carcaças de carros da Perimetral Norte

Fiscais da prefeitura realizaram a remoção de carcaças de carros e entulhos, além de interditar construções irregulares. O trabalho compõe o projeto de requalificação da via.

Publicado por: Secom, em: 22/03/17 às 14:30

Foto: Weverton Mello

 

A Segunda Perimetral Norte, no trecho em frente ao Aterro Sanitário de Aguazinha, em Olinda, foi alvo nesta quarta-feira (22) de uma ação coordenada pela Secretaria de Controle Urbano. Fiscais da prefeitura realizaram a remoção de carcaças de carros e entulhos ao longo da via. A equipe encarregada da operação também executou a interdição de construções clandestinas sobre as encostas – com risco iminente de desabamento. A iniciativa faz parte do conjunto de medidas para requalificação da pista.

Os proprietários das sucatas de automóveis já haviam sido notificados previamente e, estendendo o diálogo, receberam mais um prazo de 24 horas para retirarem os materiais. A avenida detém uma vasta ocupação comercial, sobretudo pela atividade de oficinas e ferros-velhos, conhecidos por revender peças a retalho. Os materiais acabam amontoados nas calçadas, interferindo na mobilidade de quem segue a pé e bloqueando também os acostamentos para veículos. As estruturas ainda representam riscos à saúde, servindo como criadouros para mosquitos, a exemplo do Aedes aegypti.

O trabalho foi acompanhado de perto pelo secretário de Meio Ambiente Urbano e Natural, André Botelho, que conversou com os moradores. “O nosso propósito de organizar toda a extensão da avenida, um corredor importante, mas que há anos era vítima de grande descaso”, ressaltou. Segundo o secretário-executivo de Controle Urbano, Romero Ribeiro, os interessados podem reaver as peças apreendidas. “É necessário comparecer a nossa sede, pagar as taxas correspondentes e informar uma destinação adequada para o material”, explicou.

Ações conjuntas

Na última semana, a operação conjunta, envolvendo seis secretarias, também percorreu os bairros de Santa Tereza, Rio Doce e Jardim Fragoso, identificando pontos críticos, removendo materiais e orientando a população. Além das ações de controle urbano, o enfoque esteve na desobstrução dos canais e demais corpos d’água, antevendo alagamentos com a chegada do período das chuvas.

A Prefeitura de Olinda executa, neste momento, obras de requalificação do asfalto na Segunda Perimetral, atendendo a um fluxo médio diário de 50 mil veículos. A intervenção compreende o trecho de cerca de 500 metros, considerado o mais crítico. Os serviços também incluem sinalização, iluminação, construção de canaletas e a devolução das calçadas para os pedestres.

Pular para o conteúdo