Notícias

Cremepe e médicos de Olinda debatem ações contra a sífilis

Atividade contou também com a participação de especialista do Ministério da Saúde

Publicado por: Secom, em: 29/05/19 às 17:31

Texto e Fotos: Pedro Morais / Secretaria de Saúde

Médicos lotados na rede municipal de Olinda participaram nesta quarta-feira (29.05) de um encontro com representantes do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (CREMEPE) para discutir medidas contra a sífilis. Na ocasião, foi ministrada uma palestra pela professora-adjunta do Departamento Materno Infantil da Faculdade de Ciências Médicas/UPE, médica ginecologista e obstetra e assessora técnica dos Comitês de IST e de Transmissão Vertical do HIV, Sífilis e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Luíza Menezes. A atividade aconteceu no auditório da Faculdade de Medicina de Olinda, na Rua Professor Manoel de Almeida Belo, 1333, Bairro Novo.

O evento fez parte do cronograma de diretrizes pactuadas pelo Comitê Municipal de Enfrentamento à Sífilis. O setor tem construído um plano de ações, desde a implantação de treinamentos em testagem rápida para sífilis e capacitações sobre diagnóstico e tratamento.

“Reunimos os médicos da rede numa força-tarefa de enfrentamento à doença, sobretudo, incentivando não só a captação de pacientes no pré-natal, mas também as pessoas que fazem parte da rede de transmissão para realizarem testagem”, pontuou a coordenadora da Saúde da Mulher em Olinda, a médica ginecologista e obstetra Cleonúsia Vasconcelos.

Estiveram presentes ao evento, a secretária executiva em Vigilância em Saúde de Olinda, Zelma Pessôa, a gerente de Epidemiologia do município, Priscila Machado, e a apoiadora do Ministério da Saúde do Projeto Interfederativo Resposta Rápida nas Redes de Atenção, Adriana Paula.

O médico generalista da Unidade de Saúde Base Rural, Bruno Salvador, comentou a importância do evento. “Muito boa a iniciativa da secretaria, pois necessitamos de atualizações para melhor encaminhar os casos e, sobretudo, no tratamento da doença”, enfatizou.

%d blogueiros gostam disto: