Crianças do PETI expõem cadernos do projeto Um Olhar Sobre Olinda

O projeto beneficiou 615 garotos e garotas atendidas pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI)

Publicado por: adminolinda, em: 30/03/11 às 11:12
Serão 16 cadernos diferentes confeccionados pelas crianças. Na foto, crianças atendidas pelo PETI no projeto Ciranda de Livros, realizado em novembro de 2009. Foto: Chico Santiago/Pref. Olinda

Nesta quinta-feira (31), o pátio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos de Olinda recebe a exposição dos cadernos do projeto Um Olhar Sobre Olinda. O evento, que funcionará das 9h às 12h e das 14h às 16h, é aberto ao público, e as peças a serem apresentadas foram confeccionadas pelos garotos e garotas atendidas pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI).

O trabalho durou 40 dias, entre pesquisa e produção. O resultado foi a confecção de 16 cadernos representando cada núcleo que desenvolve atividades do PETI em Olinda. Ao todo, 615 crianças participaram do projeto. “Este foi um projeto de curto prazo para aproveitar o momento de visibilidade da cidade, vindos com o carnaval e o aniversário de Olinda. Neste período, as crianças estavam mais suscetíveis às informações e aos estímulos vindos da sociedade”, explica a coordenadora pedagógica do PETI, Fátima Angelim.

Um diagnóstico feito pela equipe de educadores do PETI identificou que as crianças muitas vezes não conhecem a cidade em que moram. E para trabalhar o tema, a equipe dividiu os cadernos em três conteúdos comuns a todos os núcleos: aspectos geográficos e históricos, com destaque para o aniversário da cidade; cultura, com destaque para o carnaval; e meio ambiente. Os conteúdos trabalhados em sala, debates e passeios se transformaram em entrevistas, cruzadinhas, caça-palavras, jogos de sete erros, curiosidades, poemas, quadrinhos e muitos atrativos para todas as idades.

Durante a exposição haverá uma eleição para escolha de três cadernos que serão presenteados ao Prefeito de Olinda, Renildo Calheiros, ao presidente da Câmara, Marcelo Soares, e a promotora da Infância e da Adolescência, Andréa Karla. A equipe do PETI, em Olinda, já prepara o próximo projeto que visa discutir temáticas relativas agora à sexualidade, drogas, trabalho infantil e bullying. A idéia é fortalecer os direitos das crianças, inibindo o trabalho infantil.

Exposição “Um Olhar Sobre Olinda”
Hora: 9h às 12h e 14h às 16h
Local: Av. Getúlio Vargas, 536 – Bairro Novo