Crianças e adolescentes promovem caminhada em prol da coleta seletiva em Olinda

Ação marcou a última etapa do projeto "Meio Ambiente e Cidadania: Lixo e Reciclagem", do PETI

Publicado por: adminolinda, em: 23/04/13 às 15:45
Crianças e adolescentes inseridos no PETI, fazem caminhada em prol da conscientização e coleta seletiva em Olinda. Foto: Ádria de Souza/Pref.Olinda

No último dia 18, às 9h, ocorreu em Olinda a última etapa do projeto “Meio Ambiente e Cidadania: Lixo e Reciclagem”, promovido pela Prefeitura de Olinda, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos (SDSCDH), que atendeu crianças e adolescentes, de 7 a 16 anos, inseridos no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI).

Os jovens formaram grupos, acompanhados pelos facilitadores do Programa, onde visitaram residências e estabelecimentos comerciais, além da abordagem de pessoas nas ruas da cidade, sobre a importância da coleta seletiva para o município.

Foram dois meses estudando o assunto e discutindo alternativas de diminuição da produção de lixo nas comunidades de Rio Doce, Ouro Preto, Jatobá, Peixinhos e Santa Tereza. Eles fizeram mapas das comunidades, contendo os pontos críticos de lixo nos bairros e encaminharam à Secretaria de Serviços Públicos, para que sejam feitas as intervenções necessárias. Os jovens participaram de oficinas e palestras sobre a reutilização do lixo e responsabilidade de todos. Também visitaram unidades de triagem, localizadas nas comunidades de Aguazinha e Ilha de Santana.

Com isso, 540 alunos inscritos puderam desenvolver uma visão crítica sobre essa situação do lixo na cidade, perceber e repassar a certeza de que só através de uma parceria entre a Prefeitura de Olinda e os moradores da cidade conscientes de seus deveres, que as metas podem ser alcançadas.