Notícias

Crianças têm aulas de música em Olinda

O projeto Rabeca da Paz ensina crianças de Cidade Tabajara a cantar e a tocar instrumentos musicais

Publicado por: adminolinda, em: 07/06/11 às 15:05
Projeto incentiva crianças a formar banda de música. Foto: Secretaria de Saúde de Olinda

Projeto incentiva crianças a formar banda de música. Foto: Secretaria de Saúde de Olinda

Morar numa comunidade carente e ter a oportunidade de participar de um projeto visando aprender capoeira e tocar instrumentos musicais passou a ser uma realidade na vida de alguns jovens de Olinda. Essa prática acontece na comunidade de Cidade Tabajara com a iniciativa do projeto “Rabeca da Paz”, idealizado pelo professor Ulisses Camgada.

O programa conta com o apóio da Secretaria de Saúde de Olinda, através da coordenadora do projeto Rostos, Vozes e Lugares (RVL), Carolina Aguiar.

As aulas são realizadas na Casa do Mestre Ulisses Camgada, que disponibilizou um espaço na sua própria residência para receber  50 crianças daquele bairro, com idades entre nove e 14 anos. Diariamente acontecem aulas de capoeira, cavalo marinho, rabeca, percussão, zabumba, entre outros.

A intenção do projeto é tirar as crianças das ruas enquanto estão na ociosidade e fora da escola. Para entrar no programa, necessariamente é preciso está na escola, uma forma de incentivar o jovem a freqüentar a sala de aula.

O trabalho social existe há apenas dois meses e já está produzindo frutos, uma banda de música foi formada. “Queremos que eles aprendam a cantar e a tocar vários tipos de ritmos nordestinos, como forró, frevo, maracatu, para que possam se apresentar durante todo o ano, como no carnaval e no São João”, disse Carolina Aguiar.

Com a chegada dos festejos juninos, os alunos estão se dedicando ao forró pé- de- serra com o instrumento rabeca e ensaiam diariamente o ritmo. As crianças agora esperam uma oportunidade para se apresentarem.

%d blogueiros gostam disto: