Notícias

Mesmo em tempo de Covid-19, prevenção ao Aedes é fundamental

Vetor de diversas enfermidades, como dengue, zika e chikungunya

Publicado por: Marcos Oliveira, em: 25/06/20 às 8:56

Diante da pandemia da Covid-19, o novo coronavírus, é preciso atentar ainda para os cuidados que é preciso tomar para que casos de outras doenças não aumentem. Continua o combate ao Aedes aegypti, vetor de diversas enfermidades, como dengue, zika e chikungunya.

A recomendação da Secretaria de Saúde de Olinda e do Ministério da Saúde é não descuidar nenhum dia. A população deve ficar atenta e redobrar os cuidados para eliminar possíveis criadouros do mosquito. Essa é a única forma de prevenção. Técnicos da Secretaria de Saúde continuam realizando visitas aos domicílios para a eliminação de possíveis focos, mas todos precisam fazer a sua parte.

Confira algumas dicas:

1 – Evite a proliferação dos insetos combatendo os focos de acúmulo de água, então coloque seu lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira bem fechada. Não jogue lixo em terrenos baldios, ruas e canais.

2 – Não deixe recipientes vazios e destampados, com risco de acumular água. Encha de areia até a borda os pratinhos dos vasos de planta e não deixe água acumulada nas folhas.

3 – Não deixe água da chuva acumulada sobre a laje, telhados ou áreas abertas.

4 – Mantenha bem tampados tudo que é usado para armazenar água: tonéis, barris, e caixas d’água. Lave semanalmente por dentro com escova e sabão.

5 – Jogue no lixo todo objeto que possa acumular água, como embalagens usadas, potes, latas, copos, garrafas vazias, etc.

6 – Se você não colocou areia e acumulou água no pratinho da planta, lave-o com escova, água e sabão.

7 – Mantenha o saco de lixo bem fechado e fora do alcance de animais, até o recolhimento pelo serviço de limpeza urbana.

8 – Se você tiver vasos de plantas aquáticas, troque a água e lave o vaso principalmente por dentro com escova, água e sabão pelo menos uma vez por semana.

9 – Mantenha a caixa d’água, cisternas e poços sempre fechados, com tampa adequada e sem água acumulada sobre as elas.

10 – Lave principalmente por dentro com escova e sabão os utensílios usados para guardar água em casa, como jarras, garrafas, potes, baldes, etc.

11 – Remova folhas, galhos e tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas, canos e ralos. Caso não venham sendo utilizados, devem estar vedados.

12 – Pneus velhos devem estar sem água, cobertos e abrigados da chuva. Guarde garrafas vazias sempre de cabeças para baixo.

%d blogueiros gostam disto: