Notícias

Cursos profissionalizantes do PAC trazem mais qualidade de vida à Aguazinha e Sapucaia

25 mulheres dos bairros de Sapucaia e Aguazinha estão se profissionalizando como cabeleireiras. Nas obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal, serão pavimentadas 80 ruas na região

Publicado por: Secom, em: 02/05/16 às 15:25

Projeto técnico social do PAC em Olinda - Curso profissionalizante de cabeleireiro e Aguazinha e SapucaiaO projeto técnico social das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) em Aguazinha e Sapucaia está realizando mais um curso profissionalizante para a população dessas comunidades, o de cabeleireiro. As obras que mudarão a infra-estrutura dos bairros trarão ainda mais qualidade de vida à população, ao inseri-los no mercado de trabalho com estas ações sociais.

Em novembro de 2015, moradoras dos dois bairros se profissionalizaram em manicure e pedicuro. A atividade visa a inserção das mulheres em situação de vulnerabilidade no mercado de trabalho. Outros cursos profissionalizantes são feitos em outros bairros olindenses onde há obras do PAC, como Caixa D’Água e Jardim Brasil.

“Esse curso é muito importante por nos dar oportunidade e para que possamos nos  profissionalizar. Ele veio com tudo. Temos que abraça-lo com toda vontade. E eu sou um exemplo disso, porque a partir do momento que comecei a cursá-lo, já comecei a ganhar meu próprio dinheirinho”, disse Edvânia Silva, aluna e moradora local.

“Esse trabalho é muito importante na comunidade, porque os cursos profissionalizantes trazem esperança aos moradores dessas localidades. Esses cursos não irão apenas ajudar essas pessoas a terem uma profissão, mas também os ajudarão a ter mais qualidade de vida no futuro”, nos contou a instrutora Shirlene Leite do Nascimento.

Urbanização Integrada – Sapucaia e Aguazinha passarão por uma grande reforma urbana, com recursos do governo federal. Na obra, serão pavimentadas 80 ruas nos bairros. Serviços de pavimentação, esgotamento sanitário, drenagem e abastecimento de água vão ser realizados nas ruas beneficiadas.

O bairro de Sapucaia é cortado pelo canal Lava Tripa, e o projeto prevê também o seu alargamento para melhorar a drenagem das águas. Uma via marginal de 1,4 quilômetros será construída ao longo do canal, bem como uma ciclofaixa. Também serão construídas mini-áreas de lazer para a diversão dos moradores da região.

%d blogueiros gostam disto: