Dada a partida nos X Jogos Participativos Escolares de Olinda

Mais de 4500 estudantes de escolas estaduais, municipais e particulares irão competir em diversas modalidades esportivas a partir de setembro

Publicado por: Secom, em: 28/08/10 às 13:57
Abertura dos Jogos Participativos Escolares 2010

Abertura dos Jogos Participativos Escolares 2010. Foto: Fernanda Mafra/Pref.Olinda

O Prefeito Renildo Calheiros realizou a abertura oficial dos X Jogos Participativos das Escolas de Olinda (JPEO) na tarde desta sexta-feira (27). O evento, que tem como tema “Esporte, Lazer e Educação – Um direito de todos” aconteceu na Vila Olímpica de Rio Doce e contou com a participação de autoridades locais, homenageados, empresários, alunos, pais e professores.

Para dar o pontapé inicial na solenidade, houve apresentação da Banda Musical Maria Alves, regida pelo maestro Mozart. Em seguida, mais de 200 atletas desfilaram representando as 60 escolas e os mais de 4.500 estudantes inscritos na competição. Na entrada da delegação, a Escola Professor Ernesto Silva foi calorosamente aplaudida pela platéia, mostrando que está disposta a brigar, também, pelo troféu da torcida mais animada dos jogos. Já a corrida com a tocha, feita por sete alunos das redes municipal, particular e estadual, teve como ponto alto o acendimento simbólico do pira, realizado pelo aluno portador de deficiência física Carlos André Pereira dos Santos, da Escola João Matos Guimarães. Carlos disse estar muito feliz e emocionado por ter sido escolhido para o rito. O juramento do atleta foi proferido por Ana Luiza Aguiar Camelo, campeã sul-americana de handebol 2009.

Entre as novidades desta edição do JPEO, está a convocação do trio homenageado. São eles o ex-jogador de futebol Zé do Carmo, a campeã do sul-americano de natação, Etiene Marques, e a árbitra olindense Amélia Maria de Oliveira Lobo. Os atletas foram unânimes em revelar surpresa pela homenagem e se mostraram felizes em participar do evento.  “Fiquei surpreso de ter sido convidado, mas muito feliz, morei alguns anos em Olinda”, declarou Zé do Carmo.

Em seu discurso, o Prefeito Renildo Calheiros, destacou a importância do esporte na vida de crianças e adolescentes. Renildo também informou sobre a construção de mais quadras poliesportivas dentro da Vila Olímpica de Rio Doce. Já o Secretário de Esportes, Lazer e Juventude de Olinda, Fernando Ramos, agradeceu pelo envolvimento de professores, escolas e alunos na realização do JPEO. Ele enfatizou, ainda, a importância do novo projeto abrigado pela Vila Olímpica, o “Futuro Campeão”, que tem por objetivo treinar crianças e adolescentes, entre 7 e 15 anos, para que se tornem futuros atletas profissionais.

Para os judocas, a competição começa no dia 04 de setembro, sempre na Vila Olímpica, das 07h:30 às 14h. As demais modalidades se enfrentam a partir de 08 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 08h às 18h.