Notícias

Defesa Civil de Olinda orienta sobre cuidados nas construções em morros

Órgão segue trabalhando todos os dias na Operação Inverno 2021 

Publicado por: Marcos Oliveira, em: 30/04/21 às 10:01

A Defesa Civil de Olinda alerta para os riscos das construções irregulares nas áreas de morro. As equipes seguem nas ruas todos os dias e os trabalhos estão intensificados dentro da Operação Inverno 2021. A atenção da população precisa ser redobrada neste momento que se inicia o período chuvoso.

A segurança nos morros depende de vários fatores, como tipo de solo, da quantidade de água que se infiltra, da posição da casa, dos cuidados com o lugar, da limpeza das linhas d’água, como explica o engenheiro da Defesa Civil Josinaldo Oliveira.

“É preciso construir com segurança, conservar as barreiras e manter limpos os caminhos das águas. A barreira precisa ser protegida pela vegetação ou por revestimentos artificiais, e ter canaletas muito limpas para garantir que as águas, servidas e de chuva, não se infiltrem no solo”, afirma o especialista.

Também é perigoso cortar a barreira em área já construída, pois pode afetar casas vizinhas que antes estavam seguras. O esgoto jogado na barreira provoca deslizamento e traz doenças para todos.

Outro destaque levantado por ele diz respeito ao lixo jogado nas barreiras, que acumula água e quando fica pesado, escorrega, arrastando o solo. O lixo jogado nos canais e canaletas impede a passagem das águas, além de atrair ratos, baratas e insetos, transmissores de doenças.

 

%d blogueiros gostam disto: