Defesa Civil de Olinda participa de treinamento para prevenção de desastres

Ação foi promovida pela CODECIPE que vem realizando cursos para prevenção de desastres no período de chuvas nas mesorregiões de Pernambuco

Publicado por: Secom, em: 15/03/13 às 18:30
Bombeiros simularam o resgate de uma vítima de soterramento. - Foto: Jan Ribeiro/Pref.Olinda

Bombeiros simularam o resgate de uma vítima de soterramento. – Foto: Jan Ribeiro/Pref.Olinda

A Defesa Civil de Olinda participou, na manhã desta sexta-feira (15), de um simulado para prevenção de desastres naturais. A atividade aconteceu na Rua 6 de Janeiro, no bairro de Águas Compridas, considerado um dos pontos de risco da cidade. O treinamento foi o exercício final de um curso promovido pela Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco junto aos municípios da Região Metropolitana do Recife visando à chegada do período de inverno.

Ação de hoje contou com o apoio e a participação da Guarda Municipal de Olinda, Bombeiros, SAMU, CODECIPE (Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco) e da própria comunidade do bairro de Águas Compridas. Foi simulado o resgate de uma pessoa soterrada, a sua imobilização e retirada do local. O Corpo de Bombeiros deu todas as instruções para a remoção até a entrada da vítima na ambulância quando, só então, segue para um hospital.

Segundo Mário Cavalcanti, secretário da Casa Militar, a quem a Defesa Civil de Pernambuco está vinculada, é o ponto final de um curso que visa à prevenção de desastres em pontos de risco durante os períodos de chuva. “Não queremos que os acidentes aconteçam. Por isso, trabalhamos com a conscientização da população para evitar o acúmulo de lixo nos morros e a manutenção da vegetação, por exemplo. Mas, caso seja necessário, os agentes da defesa civil dos municípios estarão mais preparados para atuar em situações de desastres”, disse o secretário.

O curso para a prevenção de desastres aconteceu durante toda esta semana, na sede da CODECIPE, e contou com representantes de 14 municípios da Região Metropolitana. A iniciativa tem sete módulos e cada um acontece numa mesorregião diferente do Estado. O primeiro foi realizado com as cidades da Zona da Mata Sul, entre os dias 26/02 e 01/03. O exercício prático aconteceu em Palmares. Já o segundo módulo foi direcionado para a Mata Norte com treinamento em Goiana.

Na próxima semana, a Secretaria Nacional de Defesa Civil deve promover um novo curso com 25 municípios pernambucanos. Ao fim deste, a CODECIPE volta a realizar seus módulos nas demais mesorregiões. “Olinda faz ações preventivas nos morros durante os 12 meses do ano e no inverno intensifica o trabalho com a limpeza de canais, galerias e canaletas, além da vistoria nos pontos de risco. O curso da Defesa Civil de Pernambuco só vem a acrescentar e atualizar os nossos agentes com o objetivo de melhorar os nossos serviços”, disse a secretária de Obras de Olinda, Hilda Gomes.