Notícias

Deficientes encerram participação no II Jogos Inclusivos de Olinda

Atlestismo e natação foram as últimas modalidades disputadas pelos atletas, na última sexta-feira (26), na Vila Olímpica de Rio Doce

Publicado por: Secom, em: 29/11/10 às 14:04
Idosos participaram de exercícios esportivos e fizeram o exame de HIV - Foto: Thabata Alves/Pref.Olinda

Idosos participaram de exercícios esportivos e fizeram o exame de HIV - Foto: Thabata Alves/Pref.Olinda

Manhã de atividades esportivas para idosos e deficientes, no terceiro dia do II Jogos Inclusivos da Cidade de Olinda. Nesta sexta-feira (26), a quadra poliesportiva da Vila Olímpica foi toda tomada pelos idosos com partidas de voleibol, basquete e handebol. Na pista de atletismo, os deficientes auditivos, intelectuais e visuais competiram nas provas de 25m, 50m e 100m rasos.

Na torcida, mães, tios, primos e amigos compareceram para incentivar os atletas. A mãe de Pedro Barcelar, Francine Barcelar, conferiu o desempenho do filho nas provas de 50m e 100m rasos. “Eu estou sempre acompanhando meu filho nas competições. Já fui acompanhá-lo até nas Paraolimpíadas escolares do ano passado, em Brasília, e desse ano, em São Paulo. Pedro fica muito feliz em competir, mesmo quando não vence”, disse Francine. Em seguida, as provas de natação encerraram a participação dos deficientes na segunda edição dos Jogos Inclusivos.

Já os idosos, depois dos exercícios esportivos na quadra, fizeram o exame de HIV com as enfermeiras da Coordenação de DST/HIV de Olinda. Severina Aliança Nogueira, 65 anos, diante do resultado negativo para Doenças Sexualmente Transmissíveis, disse que é muito importante cuidar da saúde, especialmente na boa idade. A enfermeira Patrícia Queiroz, ao explicar os resultados dos exames, procurava alertar homens e mulheres sobre a importância em se cuidar, não só numa relação sexual. Os cuidados com a higiene também são importantes, conforme explicou a enfermeira. “Mesmo que você seja viúva e não tenha namorado é importante usar seu alicate de unha, por exemplo. Pois, se não houver a higienização adequada você pode contrair doenças como Hepatite B e C”, orientou Patrícia a viúva Helena Silva. À tarde, os idosos participaram da dança de salão.

%d blogueiros gostam disto: