Notícias

Dentista da rede municipal de saúde implanta projeto pioneiro no tratamento indolor de cárie

A dentista Rosário Maciel está implantando, através do seu projeto de doutorado, a Hall Technique para realizar tratamento indolor nas crianças do município

Publicado por: adminolinda, em: 10/06/15 às 18:05
Foto: Diego Galba/Pref.Olinda

Foto: Diego Galba/Pref.Olinda

A dentista Rosário Maciel está realizando um trabalho pioneiro do país, no tratamento indolor no combate às cáries. Visitamos ela na Unidade de Saúde da Família (USF) Azeitona I, em Peixinhos e ouvimos um pouco sobre o seu trabalho.

“O dente recebe uma coroa de aço, que agirá como um escudo, como se o dente estivesse blindado, levando à paralisação do processo carioso. A coroa metálica vai também restabelecer a estrutura anatômica perdida pela cárie”, explica Rosário sobre o Hall Technique, técnica usada por ela através de seu projeto de doutorado.

Ela destacou a importância desse tratamento nas comunidades mais carentes do município. “É muito importante levarmos esse processo às comunidades, pois é onde está concentrado o maior índice de crianças com cárie. A gente agradece muito à Secretaria de Saúde, por estar desenvolvendo esse processo de grande importância para a saúde pública da população de Olinda”.

Atualmente, Olinda está sendo pioneiro no Brasil em utilizar esta técnica no serviço público de saúde, que faz parte do projeto de tese da dentista no programa de doutorado em odontologia da UPE, sob orientação da professora Viviane Colares, com a colaboração do professor Evert Amerongen, da Universidade ACTA em Amsterdam, Holanda.

Moradora da comunidade, Lidiam Maria Gil levou a sua sobrinha Letícia, de 7 anos, para realizar o tratamento. Para ela, o atendimento realizado é muito bom. “A dentista é ótima, a criança vem e não chora. Não tem o que falar dela”, disse. A pequena Letícia também confirma a eficácia do tratamento. “Não doeu nada”, afirmou.

Curtiu? Esses tratamentos estão disponíveis a pacientes cadastrados nas Unidades de Saúde da Família de Jardim Brasil, Varadouro, Azeitona, Jardim Fragoso, Tabajara, Ouro Preto, Ilha de Santana e Jatobá.

Veja mais

%d blogueiros gostam disto: