Dentistas recebem capacitação de saúde bucal em doença falciforme

Dentistas da rede serão capacitados para atender pacientes com doenças falciformes em Olinda

Publicado por: Secom, em: 14/09/11 às 12:26
Dentistas da rede municipal serão capacitados sobre Doença Falciforme - Foto: Secretaria de Saúde de Olinda

A Secretaria de Saúde através da Coordenação da População Negra/Programa de Doença Falciforme de Olinda realiza uma capacitação aos dentistas da rede pública de saúde do município. O evento será nesta quinta-feira (15), das 13h30 às 17h, no auditório da Policlínica Barros Barreto.

A capacitação será realizada pela dentista do Hemope, Katia Marques e pelo dentista do Centro de Referência de Saúde Bucal e doenças falciformes do Ministério da Saúde, Tiago Novais.

Os pacientes do município serão beneficiados pelo atendimento especializado que fazem parte do Programa de Doença Falciforme de Olinda, fruto da parceria com a Política Nacional de Atenção Integral às Pessoas com Doenças Falciformes e outras Hemoglobinas (doenças do sangue) do Ministério da Saúde.

Doença Falciforme – É uma doença hereditária, ou seja, as pessoas já nascem com ela. É o resultado de uma modificação genética do gene (DNA) que, no lugar de produzir o pigmento chamado hemoglobina (Hb) A, dentro dos glóbulos vermelhos ou hemácias, produz outro denominado S (HbS).

Assim, a doença falciforme é a denominação usada para caracterizar uma doença causada pela presença de HbS nos glóbulos vermelhos de um indivíduo.

Se uma pessoa recebe um gene do pai e outro da mãe, que produzem a hemoglobina SS, causador da Anemia Falciforme, que é um tipo de Doença Falciforme, o tipo homozigoto (HbSS).

Os principais sintomas são causados por crises dolorosas, principalmente em ossos, músculos e articulações, inchaço na região dos punhos e tornozelos, por anemia crônica, causada pela destruição dos glóbulos vermelhos. E também icterícia, quando o paciente apresenta cor amarelada nos olhos.

As pessoas com diagnóstico confirmado de doenças falciformes devem ser cadastradas em serviço de referência, hemocentros ou hospitais públicos, e acompanhadas por uma equipe multidisciplinar, de acordo com protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

SERVIÇO:

Coordenação da Política da Saúde da População Negra/Doença Falciforme