Notícias

Dezembro Vermelho promove ação no CAPS- AD

O encontro ofereceu roda de conversa e exames

Publicado por: marcosoliveira, em: 11/12/17 às 14:29

Por: Júlio César Gomes 

A Secretaria de Saúde de Olinda, através da Coordenação de DST/Aids, realizou  no Centro de Atenção Psicossocial em Álcool e outras  Drogas de Olinda (CAPS – AD) Antônio Carlos Escobar, uma atividade alusiva ao Dezembro Vermelho, mês que intensifica o combate à Aids. A ação ofereceu roda de conversa, teste rápido de HIV, além de serviços como avaliação nutricional e exame de função pulmonar.

A equipe do Consultório na Rua, representada pelo coordenador, Mario Costa, e redutor de danos, Carlos André, ministrou palestra para orientar e tirar dúvidas pertinentes ao assunto. A atividade serviu para ampliar os conhecimentos sobre as Doenças Sexualmente Transmissíveis buscando uma reflexão para diversas formas de prevenção. “Cada um tem que ter o conhecimento adequado das prevenções que se devem tomar, e conhecimento do corpo que vai se relacionar”, explicou Mário Costa.

A roda de conversa abordou dois temas que andam juntos, a relação e interligação das transmissões de DST e o uso das drogas. “Abordamos vários meios de transmissão, e um deles o uso de materiais. É  muito importante que cada mulher tenha o  seu material individual e o nosso objetivo também é de reforçar o uso do preservativo” pontuou Carlos André.

O usuário do CAPS-AD, G.M., 28 anos, comentou sobre a iniciativa da ação. “É muito importante uma ação como essa, pois aborda o uso do preservativo e destaca a necessidade do diagnóstico precoce, podendo assim, começar o tratamento”, disse.

A também usuária da unidade, C.M., de 37 anos, esteve presente no evento. “Gostei muito dessa oportunidade de poder realizar novamente o teste rápido e da importância do uso e entrega dos preservativos”, comentou.

O exame de função pulmonar também foi possível ser feito durante a atividade. A enfermeira Fabiana Tavares, que atua em PSF’s, policlínicas e hospitais, comentou sobre a importância do exame ser direcionado aos ex-fumantes e usuários de drogas. “O diagnóstico só é possível com a realização do exame, a espirometria, que é capaz de definir a capacidade pulmonar de cada paciente, ajudando ao pneumologista a ministrar a conduta terapêutica”, ressaltou.

CAPS-AD – A unidade, que fica localizada na Rua Pereira Simões, 155, Bairro Novo, oferece apoio psicossocial relativo ao tratamento e ao abandono do uso de álcool, tabaco e outras drogas. O centro busca oferecer a ampliação também sobre os outros assuntos e doenças abordadas na sociedade. O gerente da unidade, Flávio Nascimento, explica a finalidade do serviço. “A nossa missão é de reduzir a criminalidade e uso de drogas no município, com atendimento espontâneo e acolhimento sem preconceitos”, pontuou.

A  coordenadora do CAPS-AD, a psicóloga Aucileide Oliveira, explica como funciona o trabalho. “As ações ocorrem o ano todo, nós acompanhamos o calendário das cores, na conscientização das prevenções”, destacou.

Este slideshow necessita de JavaScript.

%d blogueiros gostam disto: