Notícias

Dia D da Inclusão em Olinda tem mutirão para emprego

Para ajudar pessoas com deficiência ou beneficiários reabilitados do INSS na inserção no mercado de trabalho

Publicado por: Marcos Oliveira, em: 08/11/19 às 10:48

O Dia D da Inclusão conta nesta sexta-feira (08.11) com um mutirão para ajudar pessoas com deficiência ou beneficiários reabilitados do INSS na inserção no mercado de trabalho. A iniciativa, fruto de parceria entre a Prefeitura de Olinda e a Superintendência Regional do Trabalho, está sendo realizada na Vila Olímpica, em Rio Doce, reunindo 35 empresas.

Logo no início do dia uma fila de interessados se formou. Gente como Ricardo Balbino da Silva, 40 anos. que buscava uma vaga de porteiro. “Estou desempregado há muito tempo, ter várias empresas em um só lugar e com o mesmo objetivo é uma luz muito boa”, afirmou. Ele tem dificuldade de locomoção e se apoia em uma muleta para andar.

Entre as áreas das vagas disponíveis estavam: serviços gerais, técnico de enfermagem, assistente de venda, operador de caixa e médico. Em Olinda, o evento é organizado através de um trabalho conjunto entre as secretarias municipais de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos, da Saúde; e de Educação, Esportes e Juventude.

A contratação de pessoas com deficiência está prevista na Lei é a 8.213/91. Os interessados ainda receberam orientação profissional e de como se portar numa entrevista de emprego oferecida pelo Senac.

Com deficiência no braço esquerdo, Jorgina dos Santos, 42 anos, elogiou o atendimento recebido.  “Eu sempre trabalhei como auxiliar de limpeza, mas hoje não consigo mais e pretendo mudar de ramo, aqui tem muitas opções”, explicou.

Na última edição, em 2018, cerca de 130 pessoas se candidataram, gerando 500 encaminhamentos (é possível se candidatar a mais de uma vaga). Desse total, 28 profissionais foram contratados. Além das vagas permanentes, foram oferecidas oportunidades para aprendiz com deficiência.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

%d blogueiros gostam disto: