Notícias

Dia da família é comemorado na Escola Municipal Santa Tereza, em Olinda

No Brasil, 46% dos pais e responsáveis por crianças em idade escolar dizem não dedicar tempo suficiente com a educação dos filhos

Publicado por: Redação da Secom, em: 17/05/18 às 16:02

Diversas atividades foram reservadas para o Dia da Família na Escola Santa Tereza. Foto: divulgação PMO

Por Pattrícia Viviane

No Brasil, 46% dos pais e responsáveis por crianças em idade escolar dizem não dedicar tempo suficiente com a educação dos filhos. É isso o que mostra uma pesquisa da ONG global de educação Varkey Foundation feita em parceria com o Instituto Ipsos com 27 mil pais de estudantes de 4 a 18 anos em 29 países. Um dos estímulos para que essa realidade mude gradativamente vem sendo aplicada cada vez mais nas escolas municipais de Olinda.

A Escola Municipal Santa Tereza, no bairro do Varadouro, vem durante todo o mês de maio, quando é celebrado o Dia Internacional da Família, em 15 de maio, propondo uma reflexão sobre a importância do apoio das famílias na construção do projeto de vida pelos estudantes. A culminância da ideia aconteceu nessa quarta-feira (16) com ações educativas e recreativas na unidade de ensino.

Baseado no tema “Às Mães, Quem cuida de Mim”, o objetivo da proposta é trabalhar a realidade da família onde o papel de mãe é exercido muitas vezes pelo pai, avó, tia. Cerca de 120 responsáveis pelos estudantes participaram e comemoraram durante todo o dia de festividades que contaram com apresentações de capoeira e banda de fanfarra. A programação contou também com a presença de uma esteticista Suzana Bezerra, voluntária do Senac, que promoveu o quadro da transformação para os convidados através de cortes e escovas nos cabelos, além de maquiagens, penteados e design de sobrancelhas.

Serviços de estética foram oferecidos aos presentes na atividade na escola. Foto: divulgação PMO

Atento às iniciativas dos diretores quanto a promoção da família nas unidades escolares, o prefeito de Olinda, Professor Lupércio Nascimento destaca que a presença das famílias na escola tem fator importante na garantia de sucesso do processo educacional de uma unidade escolar. “O estímulo ao estudante, ao ver seus pais presentes no ambiente escolar, reforça a importância que os mesmos dão para a educação. Ao mesmo tempo em que a equipe gestora da escola pode apresentar e receber um retorno direto dos pais sobre a evolução da aprendizagem de seus filhos. O dia da família na escola é um importante instrumento de incentivo para a participação dos pais no cotidiano escolar, não apenas neste dia, mas em todos os demais dias do ano”, comentou o gestor municipal.

Para o secretário de Educação, Esportes e Juventude de Olinda, Paulo Roberto Souza Silva, a ação na Escola Municipal Santa Tereza é uma iniciativa simples e que gera um ganho imensurável à comunidade escolar. “A ação fortalece o tripé escola – família – sociedade, base para um ensino de qualidade, que busca dialogar com os atores envolvidos no processo. É dessa forma, com uma educação de estrutura sólida e que mobiliza por um propósito maior, que almejamos oportunizar caminhos para que crianças e jovens possam construir seu futuro promissor”, afirmou.

Atividade visou reforçar o vínculo entre os responsáveis pelos alunos e a comunidade escolar. Foto: divulgação PMO

Dona Lívia, mãe da estudante Maria Clara, que teve cabelos escovados e foi maquiada, entrega: “Foi um dia muito bom! Onde podemos ganhar da escola tudo que eles nos proporcionam com nossos filhos aqui. A atenção, o zelo, o cuidado, o carinho. Foi uma manhã em que fui muito bem recebida e constatar que a nossa participação dentro da escola está no caminho certo.”

%d blogueiros gostam disto: