Notícias

Dia da Limpeza tem mobilização neste sábado na orla de Olinda

A ideia é desenvolver a responsabilidade social e conscientização ambiental voltada para a necessidade de preservação das praias

Publicado por: Redação da Secom, em: 14/09/18 às 14:16

Ação conta com a participação da Prefeitura e de estudantes da Uninassau. Foto: acervo PMO

Por Marcos Oliveira

Uma grande programação foi pensada em Olinda para o Dia da Limpeza, neste sábado,15 de setembro; e Dia da Limpeza da Praia, na próxima quinta-feira, 20. O objetivo da Secretaria de Meio Ambiente e Planejamento Urbano da cidade é, sobretudo, de conscientizar. Cuidar da natureza é preservar as nossas belezas, nossa qualidade de vida, para o hoje e também garantir o futuro dos olindenses.

Neste sábado, das 8 às 12h, na Praia do Quartel, em Bairro Novo, haverá um mutirão de limpeza com alunos e professores da Uninassau Olinda e a participação da Associação de Recicladores de Olinda (ARO). Na ocasião serão instalados cinco ecobags para recolhimento de materiais coletados pelos alunos da instituição de ensinou, que posteriormente serão revertidos em renda para famílias em situação de vulnerabilidade.

A ideia é desenvolver a responsabilidade social e conscientização ambiental voltada para a necessidade de preservação das praias. Com apoio de estudantes e professores da Uninassau serão distribuídas sacolas oxibiodegradáveis, orientação para população e coleta de resíduos nas areias das praias. Esta ação se formou a partir do #WorldCleanupDay, que é uma ação mundial de conscientização ambiental.

Na quinta-feira (20.09), no Dia da Limpeza da Praia, a partir das 8h30, na Praia do Quartel, será realizada uma caminhada ecológica para recolhimento de resíduos sólidos. Com a participação da Escola de Aprendizes Marinheiros de Pernambuco, alunos da rede privada, Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis (COOCENCIPE), Associação de Recicladores de Olinda (ARO), Compesa, Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH). Ainda serão realizadas palestras educativas sobre resíduos sólidos com a equipe da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS-PE), da CPRH e Compesa.

No mesmo dia haverá o encerramento do Dia da Limpeza da Praia, às 15h30, com a presença do Capitão de Fragata Omar Salles Almeida (Comandante da Escola de Aprendizes Marinheiros de Pernambuco), alunos e convidados no Auditório da Escola de Aprendizes Marinheiros. Será realizada uma Roda de Diálogo sobre Lixo Marinho e exibição de vídeo educativo sobre o Peixe Boi produzido pela equipe de educação ambiental de Olinda com apoio do ICMBio.

%d blogueiros gostam disto: