Notícias

Comemoração do Dia das Crianças no Cine São Luiz

Cerca de 80 alunos de projetos esportivos da Vila Olímpica de Rio Doce compareceram ao 8° Festival Internacional de Cinema Infantil

Publicado por: adminolinda, em: 19/10/10 às 10:05

Para algumas das crianças, este foi o primeiro contato com o cinema. Foto: m4tik

Uma tarde cultural e de muita diversão, em plena semana das crianças, para 400 crianças de escolas da rede pública de ensino e de projetos sociais de Pernambuco. Desse total, cerca de 80 garotos da platéia eram de Olinda, todos alunos de projetos esportivos da Vila Olímpica de Rio Doce, com idade entre 7 e 14 anos. A comemoração do dia crianças aconteceu na quinta-feira (14), com uma sessão de cinema no Cine São Luiz, que recebeu até o último domingo (17) o 8° Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI). O filme assistido foi O Segredo de Eleonor.

A película Francesa de 2009 é dirigida por Dominique Monféry e conta em 75 minutos a história do pequeno Nathaniel que ainda não consegue ler, mas já conhece todos os personagens dos Contos de Fadas. Eles saem dos livros e ganham vida, pois precisam de ajuda para sobreviver e fazer com que suas histórias sejam conhecidas pelas futuras gerações. O protagonista então ajuda seus heróis nessa missão.

Os olhos atentos e o silêncio da platéia são alternados por risos e aplausos. Para alguns garotos essa foi uma tarde de estréia. Como é o caso de José Chaves, 13 anos, que ficou maravilhado diante de um roteiro em que a paixão pelos livros está em primeiro plano. “Essa é a primeira vez que venho ao cinema. Adorei o cinema e o filme, pois fala da leitura e ler é muito bom. Quero voltar mais vezes aqui”, declarou José.

Sobre o festival

O FICI já apresentou até hoje um total de 246 filmes, que levaram mais de 700 mil crianças às salas de cinema. Esse ano, o festival que foi aberto no Rio de Janeiro, em agosto, já passou por Brasília, São Paulo e Belo Horizonte, depois Recife e segue ainda para Salvador e Aracaju.

%d blogueiros gostam disto: