Notícias

Dia Estadual do Maracatu foi celebrado no Mercado da Ribeira

A data foi comemorada em Olinda, com a apresentação dos Maracatus Nação Camaleão, Leão Coroado, Axé da Lua, Nação de Luanda, Estrela de Olinda, Nação Tigre, Maracambuco e Nação Pernambuco

Publicado por: adminolinda, em: 04/08/14 às 11:41
O primeiro a se apresentar no Mercado foi o Maracatu Leão Coroado. O grupo que é  uma das mais representativas agremiações e folguedos do nosso estado, comemora 150 anos. Foto: Luiz Fabiano/Pref.Olinda

O primeiro a se apresentar no Mercado foi o Maracatu Leão Coroado. O grupo que é uma das mais representativas agremiações e folguedos do nosso estado, comemora 150 anos. Foto: Luiz Fabiano/Pref.Olinda

Na noite da última sexta-feira (01), Olinda se encheu de cores, cultura e ritmo, com a comemoração do Dia Estadual do Maracatu, que ocorreu no Mercado da Ribeira. Participaram do evento os Maracatus, Nação Camaleão, Leão Coroado, Axé da Lua, Nação de Luanda, Estrela de Olinda, Nação Tigre, Maracambuco e Nação Pernambuco.

O primeiro a se apresentar no Mercado foi o Maracatu Leão Coroado. Enquanto se apresentava na Ribeira, outros grupos faziam o esquenta nos Quatro Cantos.

O dia 1º de agosto foi instituído como o Dia Estadual do Maracatu pela Assembleia Legislativa de Pernambuco, através do projeto 560/1997.e a Lei 11.506/97. Seu objetivo consiste em celebrar a resistência e importância dos Maracatus Nação, favorecendo a luta pela sobrevivência, sobretudo criando mecanismos de articulação das mais diversas ordens protagonizadas pelos mestres e maracatuzeiros, e dedicado ao aniversario do Mestre Luiz de França.

Na ocasião também aconteceu uma mostra fotográfica, de uma das mais representativas agremiações e folguedos do nosso estado, o Maracatu Nação Leão Coroado, que comemora os seus 150 anos de vida, devoção religiosa e história. A atividade também foi realizada no Mercado da Ribeira, tendo início na sexta-feira (01) e término no domingo (03).

A exposição coletiva contou com fotografias dos fotógrafos Cuca Costa Neto, Diego Di Niglio, Guga Soares, Ivan Alecrim, Mateus Sá e Roberto Rômulo. Todos eles fotografaram o Leão nas ruas e ladeiras, em sua casa, no terreiro, durante as celebrações, na sua intimidade – focalizando as pessoas.

Veja mais

%d blogueiros gostam disto: