Dia Nacional do Idoso é comemorado com festa em Olinda

Publicado por: Secom, em: 02/10/09 às 10:37
Ação Cidadã para a Pessoa Idosa

Foto: Passarinho/Pref.Olinda

Festa e muita animação em Olinda! Em comemoração ao Dia Nacional do Idoso, a Prefeitura da cidade realizou no dia 01 de outubro, no Parque do Carmo, uma Ação Cidadã para a Pessoa Idosa.  No horário das 8h às 16h aconteceram diversas atividades que proporcionaram informações, exercícios físicos e lazer aos participantes do evento.

A programação foi bastante variada. Os idosos iniciaram o dia com atividades físicas direcionadas por profissionais do Programa Sebole Olinda.  Em seguida, participaram de café da manhã. Os presentes também tiveram a oportunidade de acompanhar a apresentação de grupos de percussão e bonecos gigantes, além de participar de um aulão de ginástica, modalidades esportivas e recreativas como vôlei, handebol, peteca e bambolê e momentos de descontração com jogos de xadrez, dama e dominó.  Palestras abordando temas relacionados ao envelhecimento saudável e o benefício da prática de esportes foram  ministradas durante o dia. Por volta das 15h aconteceu um divertido bate-bola com a participação dos atletas Zé do Carmo, Elói e Athaide.

Serviços como emissão de documentos, informação de cursos sobre a terceira idade, medição de glicose, aferição da pressão arterial, testes de HIV, distribuição de camisinhas e exames que avaliam problemas de audição e visão, foram oferecidos no local. “ Um dia de reflexão  para a sociedade. O objetivo é proporcionar uma melhor qualidade de vida à pessoa idosa”, explica Ceça Costa, Secretária de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos da cidade.

O evento foi prestigiado por um grande número de idosos. Mais de 20 grupos de convivência do município participaram da mobilização. A jovem senhora Ivonete Silveira, 73, que faz parte do grupo Movimento de Vida, cuja sede está localizada em Jardim Atlântico, participou ativamente da atividades. “Olinda é minha vida e gosto demais do apoio da prefeitura ao idoso. Aqui a gente tem liberdade, pois temos a oportunidade de participar de oficinas, passeios, atividades físicas, aprendemos trabalhos manuais e ainda temos conselheiros para  nos orientar em nossos problemas”, declarou, entusiasmada, Ivonete, frisando, com animação, a sua participação no bloco da Terceira Idade durante o famoso carnaval da cidade.

A iniciativa, que contou com a presença de representantes de várias secretarias do município e do prefeito cidade, Renildo Calheiros, foi encerrado com um grande baile ao ar livre promovido pela orquestra do CEMO, Centro Musical de Olinda.

DIA NACIONAL DO IDOSO – A data, que antes era comemorada no dia 27 de setembro, passou a ser estabelecida no dia 1º  em decorrência do Estatuto do Idoso, instituído no mesmo dia, em outubro de 2003.